Aumente sua produtividade

Num pais com os EUA, onde a cada minuto no seu trabalho é essencial, para vencer a concorrência, aumentar sua carteira de clientes e trabalho, fidelizar  os mesmos, melhorar seu produto e serviço, ter um trabalho eficiente de pós venda, entre outras muitas coisa, a otimização do uso de seu tempo, e o conseqüente aumento de produtividade é uma tarefa que merece toda sua atenção.

O consultor David Allen, criou a Getting Things Done (GTD), ou como foi publicado como tema de seu  livro em português, “A Arte de Fazer Acontecer” criou um método baseado em três princípios básicos:

  1. simplicidade
  2. flexibilidade
  3. rapidez

Para um resultado eficiente, segundo Davis, a primeira ação é esvaziar totalmente a cabeça, evitando que “ pedaços de preocupações” emoções, etc., fiquem poluindo sua mente e com isto atravancam a sua organização.

Em geral, acordamos estressados com a carga que já vêm do sono mal dormido, inquietudes do lar, contas a serem pagas, decisões a serem tomadas entre tantas outras “poluições” .

Ao afastar estes entulhos, por qualquer método que seja, poderemos atingir o Nirvana, Alfa ou como se queira chamar esta paz interior, este estado espiritual de que faz com que nossa mente fique pronta para uma nova e eficiente organização.

A partir deste ponto, vamos organizar, por ordem de importância e de urgência, o que precisamos fazer neste dia, e nesta semana.

Esta lista de responsabilidades a serem realizadas é fundamental. Quantos não chegamos ao final do dia, apagando incêndios as coisas urgentes e não tocamos nas questões realente importantes?

São as importantes que merecem nossa atenção, as urgentes, em geral nos estressam (embora precisem ser resolvidas), mas podem “ matar” nosso dia de trabalho.

Outra preocupação é não nos deixarmos envolver por “ guloseimas”.

Sim, estamos cheios de “guloseimas” cibernéticas. Ver o noticiário noticia do nosso time, partes de novelas e outros assuntos frívolos que nos atraem, Face book e outro sites sociais, enfim há muitas formas de nos distrairmos antes e durante o trabalho, tirando nossa concentração e mais que tudo, roubando nosso precioso tempo.

Há que se organizar as prioridades. Não se trata de nos alienarmos do mundo e dos amigos, apenas colocar um pouco de ordem em nosso dia a dia.

Quando adicionei a  advocacia a minha vida,  tirava 6 a 8 horas, todos os sábados, para ler as novas legislações,  decisões do tribunal e outras informações importantes, o que era importante e prazeroso, mas nunca o fazia durante a semana.  Da mesma forma  o faço ate hoje, com relação a leitura de livros e publicações de gestão. Se deixar por conta do gosto, passaria o dia lendo e não teria atendido nenhum cliente ou feito os trabalhos para eles, por meses! Estaria falido a esta altura do campeonato.

Com estas listas feitas e a revisão das do dia anterior, você terá uma forma de saber, quantas horas do dia já estão pré-tomadas e terá mais força  para evitar “guloseimas” e outras distrações.

Voltando a metodologia de David,ele no orienta a  temos ter claro nosso:

Estes pontos têm que ser os norteadores, não apenas de nossa atividade profissional, mas de nosso tempo, pois sem estes não é possível organizarmos não apenas nosso dia , mas a semana o mês e ate mesmo o ano.

Com a “to do list”,  como dizemos aqui, separada e colocada por escrito, por sua importância, e se adicionando o tempo e  os meios necessários para realizá-las, teremos uma organização básica de nosso tempo, que nos trará uma maior eficiência.

Você dirá: isto é muito chato ou já faço isto mentalmente. A primeira afirmativa esta absolutamente correta, pelo menos no inicio. Se persistir ela se tornara rotineira e não mais vivera sem ela. A segunda, em principio, é uma falácia para enganarmos a nós mesmos.

No mundo de hoje temos sempre muito menos tempo do que coisas a fazer, ler ou preparar. Sem uma rígida e organizada esquematização, sucumbiremos facilmente no emaranhado de afazeres.

Mas, a melhor parte, será a quantidade de tempo que disporá para a família, espiritualização, e ate mesmo “ guloseimas”.

Vale a pena se organizar para aumentar sua produtividade.

Matéria Publicada no Jornal Brazilian News – 07 de setembro de 2011
Gazeta News

Carlo Barbieri

E-mail: barbieri@casite-724183.cloudaccess.net
Twitter: @carlobarbieri
Facebook: Carlo Barbieri

www.carlobarbieri.com
www.casite-724183.cloudaccess.net

ÚLTIMOS ARTIGOS

Economia Americana como aliada – Correio Braziliense

Artigo publicado originalmente no jornal Correio Braziliense. English version below: Economia como Aliada: “Trump mostrou-se uma pessoa tenaz em sua luta, mas que não gozava de grande simpatia dentro(...)

face linkedin twitter whatsapp

Jovem Pan entrevista presidente do Oxford Group sobre eleições americanas.

Unfortunately the interview is only available in Portuguese. Thank you for you comprehension. No dia 19 de junho a Jovem Pan ao vivo entrevistou o advogado e economista Carlo(...)

face linkedin twitter whatsapp

Visão Conservadora Sobre Como Administrar a Burocracia do Estado

Matéria publicada originalmente no jornal Boca Raton Tribune English version below! Quando o primeiro ano de mandato do presidente Donald Trump estava chegando ao fim, final de 2017, ficou(...)

face linkedin twitter whatsapp
ArabicChinese (Simplified)Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish