Aumente sua produtividade

Aumente sua produtividade

Num pais com os EUA, onde a cada minuto no seu trabalho é essencial, para vencer a concorrência, aumentar sua carteira de clientes e trabalho, fidelizar  os mesmos, melhorar seu produto e serviço, ter um trabalho eficiente de pós venda, entre outras muitas coisa, a otimização do uso de seu tempo, e o conseqüente aumento de produtividade é uma tarefa que merece toda sua atenção.

O consultor David Allen, criou a Getting Things Done (GTD), ou como foi publicado como tema de seu  livro em português, “A Arte de Fazer Acontecer” criou um método baseado em três princípios básicos:

  1. simplicidade
  2. flexibilidade
  3. rapidez

Para um resultado eficiente, segundo Davis, a primeira ação é esvaziar totalmente a cabeça, evitando que “ pedaços de preocupações” emoções, etc., fiquem poluindo sua mente e com isto atravancam a sua organização.

Em geral, acordamos estressados com a carga que já vêm do sono mal dormido, inquietudes do lar, contas a serem pagas, decisões a serem tomadas entre tantas outras “poluições” .

Ao afastar estes entulhos, por qualquer método que seja, poderemos atingir o Nirvana, Alfa ou como se queira chamar esta paz interior, este estado espiritual de que faz com que nossa mente fique pronta para uma nova e eficiente organização.

A partir deste ponto, vamos organizar, por ordem de importância e de urgência, o que precisamos fazer neste dia, e nesta semana.

Esta lista de responsabilidades a serem realizadas é fundamental. Quantos não chegamos ao final do dia, apagando incêndios as coisas urgentes e não tocamos nas questões realente importantes?

São as importantes que merecem nossa atenção, as urgentes, em geral nos estressam (embora precisem ser resolvidas), mas podem “ matar” nosso dia de trabalho.

Outra preocupação é não nos deixarmos envolver por “ guloseimas”.

Sim, estamos cheios de “guloseimas” cibernéticas. Ver o noticiário noticia do nosso time, partes de novelas e outros assuntos frívolos que nos atraem, Face book e outro sites sociais, enfim há muitas formas de nos distrairmos antes e durante o trabalho, tirando nossa concentração e mais que tudo, roubando nosso precioso tempo.

Há que se organizar as prioridades. Não se trata de nos alienarmos do mundo e dos amigos, apenas colocar um pouco de ordem em nosso dia a dia.

Quando adicionei a  advocacia a minha vida,  tirava 6 a 8 horas, todos os sábados, para ler as novas legislações,  decisões do tribunal e outras informações importantes, o que era importante e prazeroso, mas nunca o fazia durante a semana.  Da mesma forma  o faço ate hoje, com relação a leitura de livros e publicações de gestão. Se deixar por conta do gosto, passaria o dia lendo e não teria atendido nenhum cliente ou feito os trabalhos para eles, por meses! Estaria falido a esta altura do campeonato.

Com estas listas feitas e a revisão das do dia anterior, você terá uma forma de saber, quantas horas do dia já estão pré-tomadas e terá mais força  para evitar “guloseimas” e outras distrações.

Voltando a metodologia de David,ele no orienta a  temos ter claro nosso:

  •  Propósito
  • Visão
  • Objetivos
  • Áreas de foco e
  • Projetos e ações

Estes pontos têm que ser os norteadores, não apenas de nossa atividade profissional, mas de nosso tempo, pois sem estes não é possível organizarmos não apenas nosso dia , mas a semana o mês e ate mesmo o ano.

Com a “to do list”,  como dizemos aqui, separada e colocada por escrito, por sua importância, e se adicionando o tempo e  os meios necessários para realizá-las, teremos uma organização básica de nosso tempo, que nos trará uma maior eficiência.

Você dirá: isto é muito chato ou já faço isto mentalmente. A primeira afirmativa esta absolutamente correta, pelo menos no inicio. Se persistir ela se tornara rotineira e não mais vivera sem ela. A segunda, em principio, é uma falácia para enganarmos a nós mesmos.

No mundo de hoje temos sempre muito menos tempo do que coisas a fazer, ler ou preparar. Sem uma rígida e organizada esquematização, sucumbiremos facilmente no emaranhado de afazeres.

Mas, a melhor parte, será a quantidade de tempo que disporá para a família, espiritualização, e ate mesmo “ guloseimas”.

Vale a pena se organizar para aumentar sua produtividade.

Matéria Publicada no Jornal Brazilian News – 07 de setembro de 2011
Gazeta News

Carlo Barbieri

E-mail: barbieri@casite-724183.cloudaccess.net
Twitter: @carlobarbieri
Facebook: Carlo Barbieri

www.carlobarbieri.com
www.casite-724183.cloudaccess.net

Leave a comment