CARLOBARBIERI-1

 

 

 

 

 

 

Artigo Publicado na Comex do Brasil

Em 22/08/17 por Carlo Barbieri

Conceitualmente, empreendedorismo é a disposição de uma pessoa desenvolver seu negócio.

Muitos que escrevem sobre o tema comparam o empreendedor com o pintor e uma tela em branco, que antecede sua criação.

Richard Branson destaca o que ele chama de 5 “segredos” para o sucesso do empreendedorismo:

Estas regras valem para empreendedores em qualquer parte do mundo, incluindo o Brasil e os EUA.

Adriane Pompo destaca que o empreendedor não “nasce” empreendedor e analisa as suas motivações.

Destacamos e todos concordam que o ambiente, as facilidades e dificuldades aumentam ou diminuem as chances de sucesso dos novos empreendimentos. Se, por um lado, a garra e a pertinácia dos empreendedores são fundamentais para o êxito, da mesma forma o pessimismo contribui para o ônus do insucesso. O legítimo empreendedor não se abate facilmente.

Nos EUA há uma cultura favorável ao empreendedor.

Viceja toda uma gama de incentivos para que a pessoa se arrisque em novos negócios, entre eles:

Em consequência, na maioria dos Estados não há, obrigatoriamente, o pagamento de 13º, aviso prévio, auxilio paternidade, férias remuneradas, adicional noturno, etc. Na prática, tudo existe, devido a acordo facultativo entre empregadores e empregados, pois interessa ao patrão manter um bom trabalhador e ao empregado ficar numa empresa que lhe valoriza.

É a meritocracia no dia a dia da empresa

E, o mais importante, o empreendedor é uma pessoa admirada, o vencedor é um herói social, o que ganha dinheiro é bem-vindo e parabenizado em todas as esferas sociais.

Sempre cito que nas reuniões que tive com o Governador Rick Scott ele fez as mesmas duas perguntas:

Ele sabe que isto é o que melhora a distribuição da renda, gera mais recursos para o Estado e aumenta, em termos reais, os salários.

No Brasil, levamos meses para abrir uma empresa e somos subjugados por uma legislação que poderíamos chamar de “injustiça” trabalhista.

Em termos gerais, voltando aos aspectos comuns, vale dizer que se quisermos um Brasil empreendedor, gerador de empregos e riquezas, há muito a ser mudado na legislação, nas regras e na cultura.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Visita de Bolsonaro aos EUA foi precipitada

Matéria publicada originalmente no jornal Poder360 Visita de Bolsonaro aos EUA foi precipitada, diz Carlo Barbieri Leia a entrevista do analista político LAURIBERTO BRASIL 19.mar.2019 (terça-feira) – 10h53 O(...)

face linkedin twitter whatsapp

DINHEIRO PARA DESENVOLVER PROJETOS E EMPRESAS NOS EUA

Publicado originalmente pelo Jornal Foco America   Dinheiro para desenvolver projetos e empresas nos EUA Os Estados Unidos, é sem dúvida, o país do mundo que mais tem seu(...)

face linkedin twitter whatsapp

Política econômica americana deve pautar encontro entre Trump e Bolsonaro nos EUA

Matéria originalmente publicada no Jornal Comex Do Brasil. Brasília – A relação entre Estados Unidos e Brasil está a poucos dias de ganhar novos capítulos. O encontro entre Jair(...)

face linkedin twitter whatsapp