1Photo Feb 07, 16 01 05

Innovation Summit 2017

O Oxford Group foi convidado a participar do Innovation Summit 2017, organizado pela NES Financial em Miami no dia 7 de fevereiro, reunião direcionada aos principais advogados, contadores, administradores de centros regionais e consultores da indústria do Eb-5.

Foram discutidas as conquistas do programa e os principais desafios que ele encontrará em 2017 e adiante, em especial o risco do seu permanente término. Diversos painéis ocorreram durante o dia e ao final o ex-diretor da USCIS (órgão de imigração americano), Leon Rodriguez, conversou sobre a importância do Eb-5 para os Estados Unidos e as prováveis tendências do programa sob o governo Trump.

Os principais pontos que ressaltamos sobre 2016 são:

  • Nos últimos 10 anos o programa captou mais de 15 bilhões de dólares e gerou cerca de 300 mil vagas de emprego em tempo integral.
  • Aumento de 25% dos pedidos de green card permanentes e uma queda de 1,5% nas petições iniciais de investidores (ainda em 14 mil pedidos/ano, patamar historicamente elevado).
  • O número de Centros Regionais aumentou 12% (1.246 centros presentemente ativos). As 3 regiões com maior número de centros: Califórnia (219), Nova York (97) e Flórida (82).
  • O volume de projetos não-imobiliários atingiu 14% pela primeira vez.
  • A nova composição média de capital acionário conta com menor captação de recursos via Eb-5 (22%) e menos empréstimo de terceiros (31%), capital do empreendedor em 21% e de investidores a risco em 26%.

O investimento de capital próprio, ao risco, nos projetos Eb-5 a mais nova tendência.

  • Complexos multi-familiares captaram 36% dos recursos destinados a projetos imobiliários. Hotelaria continua em 31%, e empreendimentos corporativos/mistos,15%.
  • Número de processos pendentes junto à imigração: 27.113, distribuídos conforme se segue.
  • Número de petições que ainda não foram avaliadas:  20.804 (aumento de 7%)
  • Petições já aprovadas que aguardam emissão do green card: 6.309 (recorde histórico, aumento de 14%

Em dezembro de 2016, o Congresso e o Senado americanos aprovaram uma resolução que posterga até 28 de abril de 2017 as atuais condições do programa. Os principais pontos em discussão que podem mudar após esta data são:

  • Continuidade do programa, definitiva ou temporariamente
  • Valores de investimento (hoje 500 mil e 1 milhão, podendo subir para 1,35 e 1,8 milhões respectivamente)
  • As regras para definições de zonas carentes de emprego
  • Conformidades a serem adotadas pelos Centros Regionais

Para o ex-diretor da imigração o programa Eb-5 muito beneficiou os Estados Unidos. Rodríguez afirmou que o presidente Trump deve continuar com o programa, por ser ele mesmo beneficiado por capital Eb-5 nos seus empreendimentos. Ele ressaltou que a ausência de movimentação política relacionada ao Eb-5 é um bom indicador e uma nova extensão do prazo é o mais provável de acontecer.

Porém, o ex-diretor reforçou a característica de Trump de tomar rápidas decisões. O clima de incerteza continua até uma posição oficial sobre o tema sair. O Oxford Group sugere àqueles que estiverem em fase final de investimento ou desenvolvimento de projetos Eb-5 a fazê-lo até o final de abril, garantindo as condições atuais, e se coloca à disposição para mais informações sobre o tema.

Leave a comment