BarbieriPublicado na revista Banco Hoje

3 de Setembro de 2013

 

por Carlo Barbieri

 

Até iniciar esta coluna, cerca de 23 pacotes econômicos foram adotados sob a batuta do Ministro Mantega para tratar de melhorar o quadro caótico que a Presidente Dilma encontrou a economia, deixada pelo eterno Presidente Lula, quando formalmente presidente do pais.

Mas, quem era o Ministro da Economia do presidente Lula? O mesmo Mantega. A diferença está em que Lula encontrou uma economia saneada, uma doutrina econômica sadia, herdada de seu antecessor. Uma pujante economia internacional e tinha um Presidente serio no Banco Central que sabia exercer sua autoridade.

Hoje, fala-se no Brasil e no exterior em trocar o ministro lácteo. Mas de que vale trocar o ventríloquo? Todos sabemos que a condução desta barafunda econômica e responsável pelo caos é a Presidente. O Ministro Mantega, se mantem como simples porta-voz. Não tem competência para mais do que isto.

E, nas crises, além de criatividade se necessita de competência, visão global, pés na realidade. O que está errado? Como diria a menina da passeata: tudo. Sempre foi parte da visão caolha do PT conter a indústria no mercado interno. Na visão do partido, se a indústria exportar poderia, desabastecer o mercado interno o ser uma força de oposição ao governo.

Com a política de manter o dólar baixo lograram destruir a competitividade da indústria no exterior, e com o desenvolvimento baseado na abertura de credito, alegraram os industriais com grandes ganhos na venda aos aborígines.

A agricultura foi contida pela logística. Pode-se produzir no Brasil de forma extremamente competitiva mas, com estradas mal cuidadas e os portos sucateados, a produção ou não chega, ou chega muito cara aos destinos externos.

Com as contas públicas bem estruturadas, o PT pode aumentar o endividamento interno de forma irresponsável e inconsequente mas, passou dos limites e hoje já não há mais espaço para mais irresponsabilidades neste campo. Por outro lado, toda a arrecadação que chega a fazer com que o brasileiro trabalhe 5 meses do ano para pagar seus impostos, está sendo consumida pela corrupção e incompetência.

As escolas públicas estão um caos, as universidades federais cada vez mais politizadas e menos atenta a pesquisa e ao ensino, a saúde uma calamidade, a segurança um desastre. Chegamos ao cumulo de que a bolsa para o assassino encarcerado ser maior do que o salário do trabalhador. Não temos dinheiro para a saúde, para pagar nossos médicos, mas o governo doa $25 milhões para hospital em Gaza.

Este pena para pegar um ônibus para ir ao trabalho e milhões vivem no boteco sem fazer nada graças a famigerada bolsa família. O PT criou uma inversão tão grande nos valores da sociedade que passaram a ser prestigiados os menores assassinos, os preguiçosos, os corruptos os incompetentes e, violentados os direitos dos honestos e trabalhadores. Dez anos de “emprego” no governo vale mais pontos do que a qualificação profissional. Por esta razão, vemos aqui nos EUA uma nova onda imigratória e de investimentos brasileiros.

Todos os dias empresários buscam botar seu pé no país, tentando exportar seus produtos, abrir empresas, redes de restaurantes, encontrar empregos de alto nível. Fogem da insegurança física e da política econômica. Sabem que o barco ai está fazendo agua. E preciso encontrar um porto seguro para lançarem ancoras. Com sua política o PT está fazendo o Brasil perder investidores internos e externos, inteligências e empreendedores.

O Mantega fez a manteiga da nossa economia derreter. Não há mais como torna-la solida de novo. Como disse o povo nas ruas: Fora o PT e leva a Dilma com você. Somente mudanças radicais nos darão a solução. Os Estados Unidos agradecem!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Economia Americana como aliada – Correio Braziliense

Artigo publicado originalmente no jornal Correio Braziliense. English version below: Economia como Aliada: “Trump mostrou-se uma pessoa tenaz em sua luta, mas que não gozava de grande simpatia dentro(...)

face linkedin twitter whatsapp

Jovem Pan entrevista presidente do Oxford Group sobre eleições americanas.

Unfortunately the interview is only available in Portuguese. Thank you for you comprehension. No dia 19 de junho a Jovem Pan ao vivo entrevistou o advogado e economista Carlo(...)

face linkedin twitter whatsapp

Visão Conservadora Sobre Como Administrar a Burocracia do Estado

Matéria publicada originalmente no jornal Boca Raton Tribune English version below! Quando o primeiro ano de mandato do presidente Donald Trump estava chegando ao fim, final de 2017, ficou(...)

face linkedin twitter whatsapp
ArabicChinese (Simplified)Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish