Carlo-Barbieri-100x150

Artigo publicado no Comex do Brasil

22/03/2017 por  Carlo Barbieri 

 

A demora dos processos do EB-5, tem causado constrangimento e desmotivação para os principais investidores neste tipo de visto.

Mas, bem analisados, vemos que há um processo de aceleramento de muitos casos.

Tomemos por exemplo as petições I-829. Esta petições se referem as pedidos de cancelamento das condicionais pelos quais o visto foi emitido, ou seja, que a empresa que recebeu o investimento honrou o que havia prometido em seu projeto.

Os pedidos para esta situação, cresceram 25% no último ano, mas as análises feitas aumentaram em 72%, o que identifica uma busca para que a fila diminua.

O que o EB-5 sofre é justamente as penas da qualidade e sucesso.

No último ano, o número das petições para remoção de condicional atingiu seu recorde histórico com 4.712 petições, ou seja, um aumento de 940% com relação ao ano anterior.

Por outro lado, a boa notícia é que a taxa de aprovação continua extremamente alta, atingido 95% no ano findo, o que mostra a qualidade dos projetos apresentados e dos investidores investigados.

No que tange às petições I-526 (novos investidores), vale destacar de que as análises pendentes representam um total de U$10,4 bilhões de dólares, com um aumento de processos em aberto de 2,340% desde 2008, mais uma vez comprovando o sucesso do programa, que vai à análise do Congresso até o dia 28 de abril.

Os vistos EB-5 de investidores diretos, que é o que temos feito com mais frequência nos últimos anos, os diretos e os “híbridos” já representam 8,5% do total de vistos emitidos, contra 1,6% no ano anterior, o que denota o acerto do uso desse tipo de visto EB-5, em particular para brasileiros que, juntamente com a Coreia do Sul, são os países que mais tem crescido em requerentes do EB-5.

Para países como a China, com demora maior nas aprovações por terem suplantado as cotas, a sugestão de uso do visto E-2, a partir de uma segunda nacionalidade, tem tido uma resposta muito rápida para o desejo de morar, mais rapidamente, nos EUA.

No campo da segunda nacionalidade, mesmos outros países como o Brasil que não têm acordo que dê aos seus cidadãos o direito ao visto E-2, tem sido uma solução rápida e eficiente, além das possibilidades fiscais que este visto proporciona.

Dos projetos EB-5, cerca de 86% tem sido de empreendimentos imobiliários comerciais. Alguns deles, os mais atraentes é quando combinam a parte do imóvel com atividades de alta lucratividade e segurança, como no caso de hotéis.

Os hotéis seguem crescendo no total de investimentos na área imobiliária, em investimento: em 2015 eram 30% dos investimentos e em 2016 foi para 31%. Mesmo assim, “Multi Families” está na liderança, com 36% do total.

Este fato se espelha na realidade. Os EUA é o país que oferece mais segurança nos investimentos imobiliários: 60% contra a Alemanha com 19%. Os números dão a ideia da segurança dos investidores.

Outro fator que tem mudado é a composição do capital dos investimentos: tradicionalmente a participação dos investimentos dos EB-5, representava 31% do investimento total e os empréstimos de terceiros 45% e o empreendedor, 21% .

Hoje surgem uma nova figura, os investidores fora do quadro tradicional, que já representam 26% do capital total a ser investido, os empréstimos baixando para 31%, os investidores EB-5 com 22% e os “developers” com os mesmos 21% anteriores.

A Flórida tem avançado bastante nos projetos EB-5, com um crescimento bem superior ao de New York. Em 2015 NY representava 23,2% dos projetos e a Flórida 15,4%. Em 2016, NY caiu para 22,6% do total e a Flórida avançou para 19,8% do total de projetos feitos nos EUA, passando a Califórnia que, mesmo crescendo, ficou terceiro lugar com 16% em 2016.

A disposição do Congresso américa está cada vez mais clara: segue o EB-5, porem modificações devem ser feitas com relação a 3 principais itens:

Seguiremos acompanhando de perto estas modificações.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Correio Braziliense destaca posicionamento do Presidente da Oxford

Opinião de Carlo Barbieri sobre a eficácia da economia americana para empresários e até para a reeleição do Presidente Trump foi publicada na edição impressa deste que é um(...)

face linkedin twitter whatsapp

Miami… a nova Wall Street do Sul

Matéria publicada originalmente no jornal Boca Raton Tribune English version below Uma lista crescente de funcionários públicos em estados com altos impostos está em estado de alerta de que(...)

face linkedin twitter whatsapp

EB-5 IRÁ MUDAR E PARECE QUE AGORA SERÁ PARA VALER

Matéria publicada originalmente na revista FocoAmerica English Version Below O governo dos EUA vem falando há muitos anos sobre a mudança dos requisitos para o programa EB-5. Houve muitos(...)

face linkedin twitter whatsapp
ArabicChinese (Simplified)Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish