Hoje em dia, quase todo empresário considerou, em algum momento da trajetória de sua empresa, exportar seus produtos como uma alternativa para enfrentar a situação atual e poder acessar mercados internacionais que lhes ofereçam novas oportunidades de negócios.

As empresas devem realizar uma análise interna antes de ir para o exterior. Internacionalizar significa atuar em um mercado global e estar sujeito a muita concorrência. As empresas lidam com pessoas de outras culturas, línguas e costumes quando vão para o exterior. A internacionalização implica um afastamento da zona de conforto e uma dificuldade acrescida ao processo produtivo da empresa, mas não por isso, não vale a pena seguir por este caminho.

É por isso que neste post vamos falar sobre os 5 principais motivos pelos quais uma empresa deve expandir seus negócios para outros países:

AUMENTAR VENDAS E LUCROS

Se sua empresa está tendo sucesso no mercado nacional, a expansão global provavelmente melhorará as vendas totais. As taxas de crescimento na Europa, Estados Unidos e Japão são muito baixas em comparação com os grandes e novos mercados emergentes. Isso sugere que os clientes são globais e que, se a empresa olhar além de suas fronteiras, pode ter um potencial de crescimento real. As vendas no mercado externo também podem ter um preço mais alto (uma margem) do que no mercado interno. Muitos produtos importados são pagos como produtos e marcas premium. Assim, mais vendas no mercado externo geralmente trazem mais lucros.

SATURAÇÃO DO MERCADO INTERNO

Existem certos produtos que em mercados específicos já atingiram o estágio de maturidade, ou pior, o estágio de declínio. Se a sua empresa se encontra nesta situação em que o ritmo de crescimento é estagnado e até mesmo negativo, chegou o momento de, se pretende manter a actividade principal da empresa, procurar mercados em crescimento.

DIVERSIFICAÇÃO DE RISCOS

Se você colocar todos os ovos na mesma cesta, você corre muitos riscos. É conveniente distribuir as empresas em diferentes países. Desta forma, os altos e baixos que os podem afetar afetariam apenas uma parte do potencial da empresa em questão e não esta como um todo.

INTERNET

A importância de tirar partido da Internet como canal de comunicação, pelo qual lhe permite apresentar e divulgar produtos e / ou serviços de forma global, sem quaisquer barreiras físicas, e facilitando o relacionamento com os clientes em qualquer mercado. Hoje em dia, o grande avanço tecnológico está nos ajudando muito no que diz respeito à internacionalização de empresas e é uma oportunidade que não podemos perder. As formas de estabelecer ligação com os clientes estão a evoluir e é preciso aproveitar o marketing online

GANHE PRESTIGIO NO MERCADO INTERNO

prestígio no mercado interno ao dar uma grande imagem de marca. A projeção internacional das empresas implica para elas valor acrescentado, na forma de aumento de prestígio e de boa imagem de marca. Na maioria dos setores, a participação em um mercado líder de comércio exterior seria um pré-requisito para se qualificar como uma marca ou líder global, mesmo que os lucros desse mercado fossem baixos.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?