Revista 'Time' destaca imigrantes 'ilegais' em matéria de capa

O jornalista indocumentado Jose Antonio Vargas escreve um artigo para a revista Time sobre as agruras dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos

Um ano depois de ter revelado ser um imigrante indocumentado, o então repórter do New York Times conquistou a simpatia de muita gente, sobretudo daqueles que estão na mesma situação. Nesta semana, a revista Time abre espaço para que ele conte a história de outros jovens que vivem esta incômoda situação e fale sobre uma campanha iniciada por ele para corrigir esta injustiça.

“Na época em que revelei meu status como imigrante indocumentado que muitas pessoas chamam de ‘ilegal’, narrei minha jornada desde quando fui enviado das Filipinas para os EUA aos 12 anos de idade, sem ter a mínima ideia de que era indocumentado. Para me formar na universidade e ser bem sucedido como jornalista, confiei numa rede de apoio de cidadãos americanos (meu diretor de escola secundária e superintendente, entre eles) para seguir adiante. Mas esta era apenas a minha história. Então, com a a juda de amigos e apoiadores, criei uma campanha chamada Define American, para documentar as vidas dos indocumentados e angariar o suporte de nossos aliados em torno deste assunto controverso e incompreendido.

Há cerca de 11,5 milhões de pessoas como eu neste país, seres humanos com histórias tão variadas como a do próprio EUA, embora falte a eles um documento legal para existirem aqui. É um tema que toca pessoas de todas etnias e origens: latinos e asiáticos, brancos e negros. (Sim, há imigrantes que vêm de países como Israel, Nigéria e Alemanha.) É um assunto que vai além da política em ano eleitoral e transcende os limites de nosso ineficiente sistema de imigração e políticas sendo redigidas para eles.

No ano de minha revelação pública, pelo menos 2.000 americanos indocumentados e somos americanos, do fundo do coração entraram em contato comigo e se revelaram, ou pessoalmente ou através de e-mail, Facebook e Twitter. Em todo o país, todos os dias, mais e mais americanos indocumentados e as pessoas que nos apoiam estão falando, desafiando como nossos políticos, a imprensa e a Suprema Corte (está sendo aguardada a decisão sobre a lei de imigração do Arizona) enquadram o assunto. Esta semana a revista Time e Time.com destacam o crescente movimento dos direitos dos imigrantes e e os prós e os contras do processo de cidadania. Encorajamos você a compartilhar seus pontos de vista e suas próprias histórias no website www.time.com.”

Na matéria de capa da Time, figuram Conrado Santos e Camila Bortolleto, dois brasileiros entre os oito jovens selecionados por Vargas para participar da reportagem. Recomendamos que todos os que se encontram nesta situação, sobretudo os jovens, que participem do website enviando contribuições porque somente com a união de todos é que os políticos podem corrigir esta deformação e finalmente aprovar o DREAM Act.

Leave a comment