O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou uma regra final provisória (IFR) que fortalece o programa de visto de não-imigrante H-1B para proteger os trabalhadores dos EUA, restaura a integridade do programa H-1B e oferece melhores garantias de que as petições H-1B sejam aprovadas apenas para os qualificados beneficiários e peticionários.

O programa H-1B tinha como objetivo permitir que os empregadores preenchessem as lacunas em sua força de trabalho e permanecessem competitivos na economia global, no entanto, agora ele se expandiu muito além disso, muitas vezes em detrimento dos trabalhadores dos EUA. Os dados mostram que mais de meio milhão de não imigrantes H-1B nos Estados Unidos foram usados ​​para dispensar trabalhadores norte-americanos. Isso levou à redução dos salários em várias indústrias no mercado de trabalho dos EUA e à estagnação dos salários em certas ocupações.

“Entramos em uma era em que a segurança econômica é parte integrante da segurança interna. Simplificando, a segurança econômica é a segurança interna. Em resposta, devemos fazer tudo o que pudermos dentro dos limites da lei para garantir que o trabalhador americano seja colocado em primeiro lugar ”, disse o secretário interino Chad Wolf. “O Departamento de Segurança Interna tem a honra de dar este passo importante para colocar os americanos em primeiro lugar e continuar a implementar a agenda do presidente Trump para manter nossa economia segura.”

Esta regra vai combater o uso de trabalhadores H-1B para servir como uma substituição de baixo custo para trabalhadores americanos qualificados.

A nova regra irá:

• Limitar a definição de “ocupação especializada” como o Congresso pretendia, fechando a definição ampla que permitia às empresas burlar o sistema;

• Exigir que as empresas façam ofertas “reais” para “funcionários reais”, fechando brechas e evitando a dispensa do trabalhador americano; e,

• Aumentar a capacidade de garantir a conformidade por meio de inspeções no local de trabalho e monitorar a conformidade antes, durante e depois que uma petição H1-B for aprovada

Este IFR entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Federal Register. Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), um componente do Departamento de Segurança Interna (DHS), está dispensando o período regular de notificação e comentários para garantir imediatamente que o emprego de trabalhadores H-1B não agravará a crise econômica causada pelo COVID-19 e afetar adversamente os salários e as condições de trabalho de trabalhadores americanos com empregos semelhantes. O impacto econômico da pandemia é um “fato óbvio e convincente” que justifica uma boa causa para emitir este IFR.

Fonte:

https://www.dhs.gov/news/2020/10/06/department-homeland-security-and-department-labor-rule-restores-integrity-h-1b-visa