Carlo-Barbieri-100x150

Artigo publicado no Comex do Brasil

29/03/2017 por Carlo Barbieri

Veja os números

Imigrar para os EUA é muito mais fácil e conta com muito mais opções do que muitas pessoas pensam.

Muitos brasileiros, como obtém informações em seminários dirigidos, pesquisas “on line” e conversas informais com conhecidos e parentes, não tem um panorama completo das diferentes formas de obterem um visto e qual seria o que melhor atende as suas possibilidades e necessidades.

Temos 62 tipos diferentes de vistos nos EUA que, com suas variações, chegamos a mais de 200 alternativas.

Como veremos abaixo, em dados do Yearbook of Immigration, que a jornalista Marisa Barbosa Gazeta Brazilian News publicou em matéria muito importante e bem-feita, os brasileiros estão usando muito pouco as oportunidades de vistos nos EUA.

Normalmente participam de eventos onde os palestrantes vendem a área que conhecem ou um produto específico e não informam o leque todo de oportunidades.

Há muitas oportunidades de imigração perdidas por pouco conhecimento e dados não adequadamente informados, como veremos abaixo.

 

Imigração não adequadamente identificada.

Segundo o setor diplomático brasileiro, temos entre 1,2 a 1,5 milhões de brasileiros vivendo nos EUA porém, nos dados oficiais, tínhamos apenas, 361.374 brasileiros morando na Flórida em 2015, segundo o Census/American Community Survey (pessoas nascidas no Brasil, mas residentes nos EUA).

Do ponto de vista de interesse na sua naturalização, segundo a mesma fonte, das 730.259 pessoas que se naturalizaram americanos em 2015, 81.960 foram brasileiros e, destes, 10.516 no estado da Flórida, o que mostra a importância dos brasileiros residentes neste Estado.

 

Vistos mais usados

Em 2015, 11.424 brasileiros obtiveram residência nos EUA.

Se levarmos em conta que houve 1.051.031 residências aprovadas neste ano e destas, 118,873 na Flórida, vemos que a chamada “invasão” brasileira não tem muita relação com a realidade. Vejamos de forma mais discriminada:

 

Em termos de idade

Obtiveram a permanência:

As ocupações que mais geram vistos foram:

 

Principais Formas de obtenção dos vistos:

 

Principais Estados Americanos onde os vistos foram obtidos:

 

Entrada de não imigrantes (Turismo e negócios I-94)

Nos EUA, em 2015 (últimos dados disponíveis, oficialmente), entraram no país 76.638.236 pessoas. Deste total, 2.505.525 foram brasileiros, assim distribuídos:

 

Os brasileiros são ordeiros e poucos têm problema com a justiça

 

Imigrantes presos:

Em 2015 foram presos 462.388 imigrantes e deste total apenas 1.911 foram brasileiros

 

Estrangeiros barrados na entrada nos EUA, em 2015:

Tiveram sua entrada barrada na imigração, 253.509 pessoas e deste total 1.165 foram brasileiros

 

Deportações:

Em 2015 foram deportadas 129.122 pessoas e destes, 473 eram brasileiros

Convenhamos que o brasileiro dá pouco trabalho a imigração e traz grande benefício para os EUA.

 

Considerações finais

Nos números de 2016 tivemos um aumento substancial de vistos relativos a habilidades extraordinárias.

O Brasil já é o segundo maior país em crescimento nos vistos de investimento EB-5, um dos maiores investidores na área imobiliária e o que mais gera empregos, na Flórida, com o turismo.

Vale a pena conhecer todas e não apenas algumas opções para viver nos EUA e, em particular, na Flórida,  sem nenhum problema e podendo desenvolver suas atividades com toda a tranquilidade.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS

Correio Braziliense destaca posicionamento do Presidente da Oxford

Opinião de Carlo Barbieri sobre a eficácia da economia americana para empresários e até para a reeleição do Presidente Trump foi publicada na edição impressa deste que é um(...)

face linkedin twitter whatsapp

Miami… a nova Wall Street do Sul

Matéria publicada originalmente no jornal Boca Raton Tribune English version below Uma lista crescente de funcionários públicos em estados com altos impostos está em estado de alerta de que(...)

face linkedin twitter whatsapp

EB-5 IRÁ MUDAR E PARECE QUE AGORA SERÁ PARA VALER

Matéria publicada originalmente na revista FocoAmerica English Version Below O governo dos EUA vem falando há muitos anos sobre a mudança dos requisitos para o programa EB-5. Houve muitos(...)

face linkedin twitter whatsapp
ArabicChinese (Simplified)Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish