O que é segurança cibernética?
A segurança cibernética é a arte de proteger redes, dispositivos e dados contra acesso não autorizado ou uso criminoso e a prática de garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações. Parece que tudo depende de computadores e internet — comunicação (e-mail, smartphones, tablets), entretenimento (videogames interativos, mídias sociais, aplicativos), transporte (sistemas de navegação), compras (compras online, cartões de crédito), medicina (equipamentos médicos, prontuários) e a lista continua. Quanto da sua vida diária depende da tecnologia? Quantas informações pessoais são armazenadas no seu próprio computador, smartphone, tablet ou no sistema de outra pessoa?


Do que se trata a segurança cibernética?
Uma abordagem de segurança cibernética bem-sucedida tem várias camadas de proteção espalhadas pelos computadores, redes, programas ou dados que se pretende manter seguros. Em uma organização, as pessoas, processos e tecnologia devem se complementar para criar uma defesa eficaz contra ataques cibernéticos. Um sistema de gerenciamento de ameaças unificado pode automatizar integrações em produtos selecionados e acelerar as principais funções de operações de segurança: detecção, investigação e remediação. 

Pessoas
Os usuários devem entender e cumprir os princípios básicos de segurança de dados, como escolher senhas fortes, ter cuidado com anexos no e-mail e fazer backup de dados. Saiba mais sobre os princípios básicos de segurança cibernética.

 Processos
As organizações devem ter uma estrutura de como lidam com ataques cibernéticos tentados e bem sucedidos. Uma estrutura bem respeitada pode guiá-lo. Ele explica como você pode identificar ataques, proteger sistemas, detectar e responder a ameaças e se recuperar de ataques bem sucedidos.

 Tecnologia
A tecnologia é essencial para dar às organizações e indivíduos as ferramentas de segurança dos computadores necessárias para se protegerem de ataques cibernéticos. Três entidades principais devem ser protegidas: dispositivos de ponto final como computadores, dispositivos inteligentes e roteadores; redes; e a nuvem. A tecnologia comum usada para proteger essas entidades inclui firewalls de última geração, filtragem de DNS, proteção contra malware, software antivírus e soluções de segurança de e-mail. 

Por que a segurança cibernética é importante?
No mundo conectado de hoje, todos se beneficiam de programas avançados de defesa cibernética. Em um nível individual, um ataque de cibersegurança pode resultar em tudo, desde roubo de identidade, até tentativas de extorsão, até a perda de dados importantes, como fotos de família. Todos dependem de infraestruturas críticas, como usinas elétricas, hospitais e empresas de serviços financeiros. Garantir essas e outras organizações é essencial para manter nossa sociedade funcionando.

COMO PROTEGER-SE CONTRA INVASÕES EM SEU CELULAR

Em apenas alguns segundos todas as suas mensagens e seus contatos podem ser roubados de seu celular, sem que você perceba!!

 Nesta interessante palestra proferida na Câmera de Comércio de Boca Raton, Wanderson Castilho, gurú em segurança cibernética, orienta sobre como implantar medidas simples de segurança que impedem tais invasões em equipamentos móveis pessoais e aumentam a proteção contra invasões nas mensagens e contatos do aplicativo WhatsApp nos celulares.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?