O estado da Flórida é o principal destino escolhido por brasileiros não apenas no turismo mas para posicionar empresas. Dados divulgados pela Câmara de Comércio registram rescimento econômico superior a U$ 1 trilhão de dólares e o crescimento do PIB foi estimado em US$ 2,74 bilhões por dia.

Em evento junto a renomados empresários brasileiros na cidade de Boca Raton-FL, nesta quarta-feira, 13, o novo Cônsul-Geral do Brasil na Flórida, embaixador João Mendes Pereira, reafirmou o posicionamento do Brasil em estreitar relações com os Estados Unidos, sobretudo do ponto econômico. Durante o encontro o Cônsul também apresentou um breve panorama de como pretende conduzir sua gestão em favor da comunidade brasileira que reside no estado.

“Temos mais de 400 mil brasileiros residentes na Flórida. É um prazer inenarrável poder contribuir com a vida de tantas pessoas. Nossa gestão priorizará a facilitação da vida dos brasileiros que moram aqui. As relações do Brasil com os Estados Unidos também devem ser ainda mais fortalecidas nos próximos meses. E nós vamos trabalhar para estar cada vez mais próximos da comunidade brasileira aqui nos Estados Unidos”, afirmou o embaixador.

O encontro foi realizado na residência de um brasileiro veterano na cidade de Boca Raton, o economista, consultor e empresário Carlo Barbieri, a quem o embaixador agradeceu veementemente o convite e a iniciativa do acolhimento. “Agradeço a iniciativa de Carlo Barbieri e sua esposa, exemplos de brasileiros de sucesso aqui na Flórida, por nos proporcionar este momento”, afirmou João Mendes.

“Para nós é um prazer receber o embaixador em nossa casa e proporcionar essa aproximação dele, do consulado de modo geral, à comunidade brasileira. O consulado é um braço forte que protege aos imigrantes brasileiros e, para nós, é muito importante poder contar sempre com esse apoio”, ponderou Carlo Barbieri, que dirige a mais de 30 anos a empresa Oxford Group – consultoria especializada em internacionalização de empresas para os EUA.

CONSULADO ITINERANTE NA FLÓRIDA

Ainda durante o evento, o Cônsul-Geral afirmou que sua gestão pretende expandir a atuação do consulado nas cidades da Flórida-EUA. “Pretendemos estar mais presentes em outras cidades. Para Orlando, esperamos abrir ainda que uma pequena sala, para que os brasileiros que moram lá não precisem se deslocar tantos quilômetros para resolver questões aqui em Miami”, ponderou João Mendes.

Na ocasião do evento o jornalista brasileiro Rodrigo Lins entregou ao Cônsul-Geral seu livro: “Internacionalize-se: Parâmetros para levar a carreira profissional aos Estados Unidos”. Na obra o jornalista, que ganhou o green card por ter a carreira considerada extraordinária pelo Governo Americano, destaca os principais vistos imigrantes e não imigrantes, conta o seu caso e dá valiosas dicas para quem pretende imigrar legalmente para trabalhar e morar nos EUA.