A comunidade brasileira que reside nos Estados Unidos comemorou na noite deste domingo a vitória do candidado Jair Bolsonaro. Com maior popularidade entre os brasileiros que moram nos EUA, o presidente eleito ganhou maior número de votos válidos tanto no primeiro, quanto no segundo turno. Em Miami, na Flórida – estado que detém uma das maiores populações de brasileiros – pode-se ouvir fogos de artifício em comemoração à vitória de Bolsonaro.
Segundo o analista político e economista brasileiro, Carlo Barbieri, que mora e atua nos Estados Unidos há mais de 30 anos, a preocupação com o cenário atual do Brasil foi uma das razões para a busca por mudança. Barbieri dirige o Oxford Group – uma consultoria de investimentos nos EUA e detectou um aumento considerável de brasileiros interessados em imigrar e investir nos EUA nos últimos anos.
“Grande parte da comunidade brasileira que mora aqui nos Estados Unidos deixou nosso país por descontentamento com a política e economia. Só no último ano, por exemplo, detectamos um aumento de 40% nas solicitações para trazer empresas brasileiras aqui para os EUA. Além disso ainda temos o aumento de profissionais brasileiros que estão internacionalizando sua força de trabalho para cá. Não havia como ser diferente a reação das pessoas após a vitória de Bolsonaro”, afirma Carlo Barbieri.
Segundo Barbieri, as pessoas que residem nos Estados Unidos estão esperançosas num futuro melhor para o Brasil. “Não é porque saímos do país que deixamos de querer o bem de parentes e amigos que ficaram no nosso país. Foi feita a vontade das urnas no Brasil e também aqui dos EUA, onde Bolsonaro teve a maioria avassaladora dos votos válidos”, pondera o economista.
O economista prevê uma mudança no perfil dos investidores, que já estavam buscando expandir suas atividades no exterior para poderem dar mais equilíbrio e segurança para suas atividades, inclusive podendo mudar suas matrizes para os EUA para alcançarem o mercado mundial.

“Não são mais empreendedores saindo em desespero por conta da insegurança do Brasil, mas empreendedores de visão de médio e longo prazo que querem uma melhor educação e oportunidade para os filhos, crescimento e segurança de seus negócios, aprimoramento de sua empresa com mais competitividade e lucratividade.

Com quase 30 anos de experiência nos Estados Unidos, Carlo Barbiei é Presidente do Grupo Oxford USA. Consultor, jornalista, analista político, palestrante e educador. Membro fundador e primeiro presidente do Brazilian Business Group, membro fundador e presidente do Brazil Club e membro do conselho da Deerfield Chamber of Commerce. Formado em Economia e Direito com mais de 60 cursos de especialização no Brasil e no exterior. Cursos estes realizados em diversas Instituições, como: Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal de Brasília, Universidade Mackenzie, Sorbonne, University of Chicago Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT).