Os economistas gostam de estudar a história financeira e, em particular, a natureza cíclica das recessões e recuperações ao longo dos anos na América. Os pesquisadores já observam que os Estados Unidos estão chegando a um desses períodos de recessão periódicos – ou pelo menos uma correção monetária de curso – no futuro próximo. Essas retificações geralmente acontecem a cada cinco a sete anos, e o atual feitiço de boas contas financeiras está começando a atingir esse marco. Podemos demonstrar esses ciclos de recessão em forma estatística.

Quão provável é a chegada iminente de uma recessão? Estamos apostando na probabilidade de que conquistas no mercado de ações, no setor comercial / industrial, no comércio interno e externo e no mercado imobiliário continuem seu ritmo saudável com pouca redução. Considere o que os EUA estão fazendo. Primeiro, as mudanças nas regulamentações tributárias americanas que estão atraindo um grande volume de novos empreendedores estrangeiros e trazendo de volta empresas americanas que se mudaram para o exterior para evitar serem tributadas em lucros obtidos fora dos EUA.


Em segundo lugar, novos acordos comerciais elaborados pelo presidente Donald Trump. O presidente em exercício literalmente cancelou acordos multilaterais que sempre foram desinteressantes para os EUA e passou a considerar os acordos criados com os interesses dos EUA em mente com os países e suas populações. A situação é também influenciada pelas novas restrições à imigração ilegal e pela busca de uma emigração mais qualificada e mais bem paga. Com isso, os americanos começaram a ganhar suas próprias vantagens e aumentar seu poder de compra, melhorando assim a economia como um todo.


A perspectiva com esses e outros fatores é que os EUA crescerão a uma taxa superior a 3% pelo menos nos próximos três anos. Muitos setores receberão investimentos substanciais – a infra-estrutura, por exemplo, deverá receber um investimento de mais de US $ 1 trilhão nos próximos dez anos. Nem todo mundo acha que uma recessão está no futuro distante. O ex-diretor do Orçamento de Reagan, David Stockman, prevê um crash no mercado anterior. “Eu não tenho idéia de quando isso acontecerá, mas eu diria que estamos nos últimos dias quando você olha para a tempestade que está descendo a estrada.”

A economia dos EUA, ele disse, está começando a mostrar sinais de que está pronta para entrar na próxima recessão. Se você tem dinheiro investido nos mercados, ele acha que você deveria considerar seriamente retirá-lo. “O que você faz é colocá-lo em dinheiro e depois esperar pela correção e depois comprar na baixa e andar no próximo ciclo, porque é assim que a economia funciona”, disse Stockman durante uma entrevista com Stuart Varney, da FOX Business.

Embora o mercado ainda esteja no meio de seu mais longo período de alta, Stockman advertiu que, por causa de uma política monetária restritiva do Federal Reserve e de uma guerra comercial internacional, o crescimento não pode durar. “Isto é o que uma economia parece no final de um ciclo de negócios quando está prestes a rolar para a próxima recessão”, disse ele. “É onde eu acho que estamos agora. Não o espelho retrovisor, mas olhando para o futuro ”.Mais importante, e provavelmente com mais vigor, os formuladores de políticas estão tentando manter a expansão o maior tempo possível. Acredito que eles reconhecem que, se entrarmos em recessão, não temos as ferramentas tradicionais para sair dela. O padrão usual para a economia dos EUA quando está em recessão é que o Federal Reserve reduza as taxas de juros para estimular a atividade comercial ou o método keynesiano de fornecer estímulo fiscal.
Embora os indicadores econômicos sejam fortes, eles também foram fortes antes das recessões passadas, alertam os pesquisadores. E qualquer um que pense que uma recessão é improvável deve ter em mente que também parece improvável que os profissionais treinados prevejam recessões em 148 das últimas 153 vezes.
Aqui está outro fato para confundir sua mente. As últimas três grandes recessões – 1929, início dos anos 90 e 2007-2009 – começaram todas no mês de outubro.
Além de todos os grandes eventos que ocorrem na economia dos EUA, não pode ser deixada de fora da análise as próximas eleições intercalares. Quando a população votar em todos os 435 assentos na Câmara dos Deputados dos EUA, um terço de todos os senadores dos EUA, 36 governadores de estado e três governadores de território dos EUA e muitos prefeitos da cidade. Se o Partido Republicano perder o controle da Câmara dos Representantes ou do Senado, isso também poderia representar uma diminuição no crescimento da economia.