Translated by Google

 

09 de novembro de 2012

Por Carlo Barbieri

 

Muitos empresários se queixam de que a crise econômica é ruim para os negócios. Isso é verdade. Mas é melhor pensar positivamente, e ver a situação de luta financeira no país e no mundo como uma causa para voltar a analisar suas práticas de negócio. Disso pode vir métodos novos e importantes que irão realmente ajudar as operações da sua empresa.

A profundidade e a amplitude da economia que esta em dificuldades vai mudar definitivamente o mundo dos negócios e do mercado financeiro. Isso não deveria ser uma surpresa, mas sim, uma expectativa em um mundo que cresce e muda, mesmo os que não foram afetados pela turbulência econômica.

A Governança corporativa, afinal, é um modelo de trabalho, orientada por valores políticos, capazes de planejar, alocar e gerir recursos, ações, iniciativas, princípios, valores e estratégias, visando permitir a realização dos objetivos propostos pela empresa.

Considere as idéias que nos foram dadas pelo falecido Peter Drucker, um consultor de gestão, autor e educador, que fez muito para formar a forma como as empresas operaram durante a segunda metade do século 20.

Drucker ensinou que a gestão é «uma arte liberal», e ele infundiu o seu conselho de gestão com aulas interdisciplinares de história, sociologia, psicologia, filosofia, cultura e religião. Ele também acreditava fortemente que todas as instituições, incluindo os do sector privado, têm a responsabilidade de toda a sociedade.

«O fato é», Drucker escreveu em seu 1973 «Gestão: tarefas, responsabilidades, práticas», «na sociedade moderna, não há outro grupo de liderança a não ser os gestores. Se os gerentes de nossas principais instituições, e especialmente de negócios, não assumem a responsabilidade para o bem comum, ninguém mais pode ou poderá. »

Drucker estava interessado no efeito crescente de pessoas que trabalhavam com suas mentes, em vez de suas mãos. Podemos ver isto no enorme crescimento da tecnologia. Muitas pessoas nos locais de trabalho de hoje passam o tempo trabalhando em computadores, chegando com idéias, em vez de colocar produtos em conjunto. Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs ganharam a sua fama e fortuna, trabalhando mais com a cabeça e menos com as mãos.

Treinamento intenso de pessoas e equipes é de extrema importância. Além de conhecimento técnico, cada indivíduo e / ou membro da equipe deve saber, ajudar a construir, aceitar, defender e praticar saudáveis ​​condições estruturais concebidas pela empresa. Visão, missão, objetivos, intenções, crenças, valores e princípios serão um conjunto de sinais harmônicos ou directivas harmonizadas para ser praticados por todos e vão evoluir porque o o universo induz adaptações.

Em seu livro, Drucker expressa intriga com que sabia mais sobre determinados assuntos do que seus chefes ou colegas e ainda teve que cooperar com os outros em uma grande organização. Em vez de simplesmente glorificar o fenômeno como o epítome do progresso humano, Drucker o analisou e explicou como ele desafiou o pensamento comum sobre como as organizações devem ser geridos.

Sua abordagem funcionou bem no mundo dos negócios cada vez mais maduro quando as grandes corporações desenvolveram as eficiências de produção básicas e hierarquias gerenciais de produção em massa. Executivos pensavam que sabiam como administrar as empresas, e Drucker assumiu para si criar buracos em suas crenças. Mas ele o fez de uma forma simpática. Ele assumiu que seus leitores eram inteligentes, racionais, pessoas trabalhadoras. Se suas organizações passavam por um momento difícil, ele acreditava que era geralmente por causa de idéias ultrapassadas, uma concepção estreita de problemas ou desentendimentos internos.

Embora Drucker faleceu em 2005, suas idéias ainda estão frescas, e elas podem ser usados ​​e adaptadas para a «nova» economia que esta sendo empurrada em cima de nós. Os empresários devem olhar tanto dentro da loja e fora da caixa por métodos de lidar com a mudança. Em outras palavras, o ambiente de trabalho interno deve ser verificado e reverificado para ver se ele se adapta ao novo mercado global.

Embora todas as empresas sentem o apelo da nova economia, as empresas de pequeno e médio porte são mais capazes de fazer as alterações, e faze-las mais rapidamente. Enquanto as grandes empresas automobilísticas acrescentou inovações, como os trabalhadores da linha de montagem de robótica, a estrutura básica das empresas manteve-se inalterada.

Provavelmente é mais importante para as empresas de pequeno e medio porte mudar por uma questão de sobrevivência. Se não se atualizarem para enfrentar os desafios da nova realidade financeira – e fazê-lo mais regularmente do que empresas grandes e estabelecidas – elas podem falhar.

«Um empreendedor que não aprende a gerenciar não durará muito tempo, assim como um gerente que não aprende a inovar», Peter Drucker aconselhou.

Então, no final, que as empresas vão sobreviver e prosperar? Aqueles que trabalham com idéias; aqueles que desenvolvem produtos e processos realmente competitivos; aqueles que desenvolvem uma competitividade actual, aqueles que apoiam a treinamento laboral e aqueles que conhecem a lei e as políticas fiscais.

 

Este artigo é útil se você:

– Pretende abrir sua empresa na Florida – EUA

– Morar nos EUA – Visto EB5

– Ter o back-office da sua empresa na Florida – EUA