No passado, quando alguém queria financiar algo – seja um projeto, uma empresa ou qualquer coisa que exigisse capital para começar – havia algumas maneiras de arrecadação, a exemplo seria o empréstimo e assumir todas as dívidas advindas deste, ou ainda o levantamento de valores de amigos, familiares, investidores de anjo ou Venture Capital – VC, (Capital de risco).

Uma quarta opção tornou-se viável no final dos anos 2000 para aqueles que tentam levantar fundos do zero: o Crowdfunding, o que é muito bem regulamentado e utilizado nos Estados Unidos.

Crowdfunding é uma forma de empresas arrecadarem capital de um grande número de investidores em troca de ações ou dívidas. Um grupo de pessoas se juntam e realizam pequenos investimentos individuais para fornecer fundos necessário para capitalizar uma empresa, e, através de campanhas é apresentada a oportunidade do negócio onde qualquer pessoa pode contribuir com seu investimento.

Tipos de crowdfunding

O crowdfunding baseado em títulos oferece oportunidades para as pessoas investirem em empresas privadas (também conhecidas como startups). Nesse tipo de campanha, os investidores recebem a promessa de ações, ações futuras ou outro título emitido pela empresa em troca de capital.

Crowdfunding baseado em recompensas é exatamente o que parece. As pessoas doam dinheiro para receber uma recompensa específica vinculada ao projeto que apoiam.  Por exemplo, você pode ajudar a financiar uma nova linha de produtos e depois receber esse produto em troca.

Crowdfunding imobiliário oferece oportunidades para pessoas físicas investirem em projetos imobiliários. Isso é especialmente útil para pessoas que estão interessadas em investimentos imobiliários, mas não querem lidar com corretores de hipotecas, corretores de imóveis ou empreiteiros. Este é um tipo especializado de crowdfunding de títulos.

O crowdfunding de capital é uma forma de as pessoas arrecadarem dinheiro para apoiar seu crescimento pessoal ou projetos. Os investidores têm a oportunidade de financiar um projeto em troca de uma parte dos ganhos. Por exemplo, muitos jogadores de poker financiam dinheiro para jogar e, em seguida, distribuem uma parte de seus ganhos de volta para os investidores.

Os benefícios do crowdfunding

Os benefícios do Crowdfunding vão muito além de arrecadar dinheiro, pois ter acesso a capital é difícil para a maioria dos novos empreendimentos. Muitas empresas em estágio inicial se veem amarradas pelos VCs, ou os por várias razões, obtém dinheiro por empréstimos bancários ou membros de famílias, mas que dificilmente são estratégias sólidas.

O Crowdfunding nivela o campo de jogo, diminuindo a dependência de métodos tradicionais e, por vezes, exclusivos de captação de recursos. As campanhas de crowdfunding também são únicas em sua capacidade de atrair o interesse de novos usuários e impulsionar o engajamento para suas recém criadas empresas.

Como é preciso engajar o público para ser bem sucedido, as campanhas fornecem uma plataforma incrível para conscientizar uma empresa, marca, produto ou serviço, o objetivo da campanha e do cronograma é criar um senso de urgência que motiva os investidores a participar. Assim, o Crowdfunding apresenta às startups a oportunidade de chamar atenção e garantir os primeiros investidores.

As startups podem se conectar com potenciais clientes que também poderiam servir como investidores e/ou embaixadores da marca. Uma campanha bem-sucedida prova que há interesse em um produto, ao mesmo tempo em que fornece a ponta necessária para apoiar novas iniciativas de projeto.

Se você conhece alguém com uma empresa em que deseja arrecadar fundos no mercado americano, o Oxford Group pode contribuir! Nossa equipe marcará um horário para falar sobre seu empreendimento e verificar se o Crowdfunding é adequado para sua empresa.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?