Enterraram a Confiança

Publicado na revista Banco Hoje, Novembro de 2013Barbieri

Por Carlo Barbieri

.

Se formos tentar encontrar o sentido desta palavra veremos que ela quer dizer: certeza, convicção, é ela que dá a segurança, transmite convicção.

Se o governo Lula foi marcado pela corrupção, destruição de valores éticos e desmanche da herança bendita que encontrou, o atual governo está sendo marcado pela destruição da confiança.
.
Tanto as forças empresariais mais atentas, quanto os investidores estrangeiros estão perdendo a fé no futuro e porque não dizer no presente do Brasil. Gradualmente foi se deteriorando a esperança, a crença num futuro promissor tão alardeado. A boa fama, a reputação, a confiabilidade a credibilidade foram sendo mortas e sepultadas. Nosso credito foi sendo extinto.
.
O que vemos é o abuso, o atrevimento, o desrespeito, a insolência, a petulância. Há um abuso do poder por parte dos “donos” do país. Coloca-se na mais alta corte pessoas de passado desconhecido ou pior muito conhecido. Condenados. Ministros comprometidos com a servidão ao poder e descomprometidos com a justiça.
.
Vale a explicação jocosa que corre o pais do pai explicando ao filho o que são os embargos infringentes:
.
– Pai, o que são Embargos Infringentes?
.
– Filho, é o seguinte: imagine que nossa casa seja um Tribunal e que quando alguém erra, é julgado e todos podem votar!
Um dia, por exemplo, o papai comete um deslize: É pego traindo sua mãe com 3 prostitutas. Eu irei a julgamento. Sua mãe, a mãe dela, o pai dela, sua irmã mais velha, você e seu irmão mais velho, votam pela minha condenação.
Meu pai, minha mãe, o Totó e a Mimi, nossa gatinha, votam pela minha absolvição.
.
– Tá pai, mas aí você foi condenado, não?
.
– Sim, fui, e aí é que entram os tais dos “Embargos Infringentes”, meu filho. Como eu ganhei quatro votos a favor da minha absolvição, tenho direito a um novo julgamento.
.
– Mas pai, no novo julgamento todos vão votar do mesmo jeito.
.
– Não se eu tiver trocado a sua mãe, o pai dela e a mãe dela pelas três prostitutas.
.
Como disse o sábio Barão de Itararé: “ Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale”
.
E assim, o nosso querido Brasil vai caminhando para o descaminho. A indústria foi sendo e segue sendo destruída. Não há um plano econômico consistente. O ministro Mantega mais parece um propagandista da J & J usando Band-aid em cada instante ao invés de apresentar um plano serio de recuperação.
.
Trazemos 6.000 “médicos” de Cuba, a um custo de mais de meio bilhão de reais, para gerar um caixa dois para o partido proprietário do país e, ao mesmo tempo, implantarem a subversão rural.
.
Tudo isto sem resolverem o problema básico da nossa saúde que não tem equipamentos, hospitais, leitos decentes. A dengue toma conta e mata e trazemos médicos de fora para fazer caixa dois.
.
A maior rede de televisão do país, mente, omite, desvirtua a verdade, destrói pessoas e enaltece os seus corruptores. Uma quadrilha de venais, podres, depravados, devassos, pervertidos tomou conta do pais e eles apoiam por recebem suas régias propinas.
.
A dignidade da Nação foi espezinhada. Os jornais e revistas estrangeiros já não disfarçam, como o fizeram The Economist, New York Times Miami Herald e tantos outros. Com isso o investimento produtivo dólares em vai secando.
.
Quando leio notícias de meu pais que tanto amo, já não tenho forças para irritar-me, apenas para apenar-me. Estamos nas exéquias. O funeral está em andamento, a inumação está acontecendo.
.
Só mesmo a misericórdia divina pode nos salvar da sepultura já aberta.

Leave a comment