presidentePublicado na revista Brazil USA – Ano 5 Edição 40

por Carlo Barbieri

.

Há uma comissão sigilosa trabalhando no Governo Federal para ver como podem desestimular a ida dos brasileiros ao exterior. Os números chegam a assustar, são cerca de 1,3 milhões de vistos emitidos apenas em 2013 só para viagens aos EUA e cerca de 2 milhões vieram para o país no mesmo ano.

Bilhões de dólares são gastos pelos brasileiros no exterior. Mais da metade do movimento em grandes shoppings na Florida dependem das compras de brasileiros.

Mas, a solução dos “irmãos” argentinos de punir com 25% as passagens para o exterior e cortar a compra da moeda oficial americana, que é a mais defendida nesta comissão, mostrou-se anti produtiva no país portenho.

Precisamos entender a origem da questão e não quebrar o termômetro. O brasileiro vem aos EUA por várias razões, entre elas:

Ao invés do governo federal ficar atacando estes brasileiros que estariam sendo “mal agradecidos” gastando no exterior o que o governo deixou eles ganharem no Brasil, seria melhor entender que: os que ganharam, com a exceção dos membros do governo, ganharam porque trabalharam e já deixaram mais de 5 meses de seu trabalho para pagar os impostos.

Por outro lado, eu diria que dos seis pontos que anotei acima, nenhum deles o Brasil, infelizmente oferece.

Temos impostos escorchantes que além de aumentarem os preços de cada produto ou serviço, impedem a capitalização das empresas e, em consequência, a sua capacidade de investimento.

Se não tivéssemos um melhor gasto público quem não preferia passar as férias nas praias de Salvador, na Amazônia, conhecendo as Cataratas de Iguaçu, e tantos outros pontos lindos, em nosso próprio idioma?

Temos preço para isto? Temos estradas confiáveis?

Os turistas geram 330.000 empregos na Florida. Eles poderiam ser gerados no Brasil se não fosse a falência da nossa Nação em dar um mínimo de infraestrutura, uma menor carga tributaria, uma segurança maior.

Vejamos o dólar, que já saltou de $1,60, para $2,40 em um ano. Com a perda de confiança no Brasil por parte de investidores estrangeiros, não entram mais dólares novos e estamos sangrando novas reservas. A culpa não é do povo que quer viajar e desfrutar do dinheiro que ganhou, é da má gestão pública do governo federal.

Bem fazem estes brasileiros que para cá vem enquanto podem. Não estou seguro que após as eleições esta “comissão” não vai criar entraves ao nosso turismo. Afinal é um acinte ver que com 6% a 7% de imposto temos aqui estradas, educação, segurança, entre outros, enquanto no Brasil com 8 vezes mais não temos nada disto.

Bem vindos a Florida turistas brasileiros. Prestigiem as empresas, as publicações e os restaurantes de brasileiros que optaram por uma melhor qualidade de vida.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como investir nos Estados Unidos da América

Com a globalização, cada vez mais investidores e empreendedores estão optando por diversificar seus portfólios. Um dos locais mais atrativos quando o assunto é oportunidade de negócios é os(...)

face linkedin twitter whatsapp

PORQUÊ INVESTIR NOS EUA PODE SER MAIS RENTÁVEL QUE NO BRASIL

Matéria publicada originalmente na revista Foco America English version below! Esta é uma pergunta recorrente que merece considerações de diversas ordens: Segurança: Fatores devem e precisam ser considerados neste(...)

face linkedin twitter whatsapp

TRUMP QUER UM MILHÃO E CEM MIL IMIGRANTES POR ANO NOS EUA

Matéria publicada originalmente na revista FocoAmerica English version Below! Recentes matérias publicadas nos EUA confirmam que o presidente Trump quer manter um numero de imigrantes em torno de um(...)

face linkedin twitter whatsapp
ArabicChinese (Simplified)Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish