O Brasil teve em 2020 recorde no volume de exportações no setor. E os Estados Unidos ficaram entre os maiores importadores destes produtos. Como será nesse novo governo?
Com a posse de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, como ficam as negociações com o país no setor de agronegócio, quais as expectativas? Para falar sobre o tema, o Brasil Rural conversou com Carlo Barbieri – que é analista político e economista e presidente do Grupo Oxford, a maior empresa de consultoria brasileira nos EUA .
Segundo o economista, as exportações dos produtos agrícolas devem mudar bastante pois a posição do novo presidente é “multilateralista”, mais global, e com isso o Brasil não entra isoladamente nas negociações, mas sim no pacote Mercosul. Assim as negociações deixam de ser bilaterais como eram na época de Donald Trump.
Barbieri também destacou que o Brasil vai enfretar um novo desafio porque o grupo que elegeu Biden é mais voltado à tecnologia, mas ele deve privilegiar o setor agrícola do seu país. E o setor de agronegócios brasileiro pode passar por dificuldades, até porque o Brasil concorre com os EUA nos produtos agrícolas básicos
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar às 7h da manhã (horário de Brasília):
Segunda a sábado pelas emissoras Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional de Brasília