matéria publicada originalmente pelo Jornal Opção https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/como-as-eleicoes-de-2020-vao-mudar-o-cenario-politico-em-goias-297599/

As eleições municipais de 2020 servem como indicador da mudança de forças no estado de Goiás. Enquanto uma tradicional liderança perdeu mais da metade de seus representantes nas câmaras municipais e na chefia dos municípios, o número de mandatários de outro grupo político decolou. A flutuação na quantidade de eleitos pelas legendas revelam o realinhamento em torno do poder estadual, segundo os analistas que interpretam os resultados das urnas.

Impactos econômicos

Carlo Barbieri, economista e analista político que atua nos EUA há mais de 30 anos e preside a consultoria Oxford, analisa a renovação nas câmaras municipais brasileiras. “Tivemos grande mudança do quadro de representatividade. Em todo o Brasil  as câmaras se diversificaram com mulheres, afrodescendentes e representantes LGBT. Por um lado, será um desafio porque estes grupos não estão normalmente retratados no trato político; mas por outro, o quadro misto trará uma inovação interessante.”

A possibilidade de reinvenção a partir das cidades, diz Carlo Barbieri, é fundamental pois os municípios são as unidades fundamentais com poder de transformar até mesmo o cenário do comércio exterior de um país. “Em nossa experiência internacional, vimos que as cidades são as grandes influenciadoras para favorecer as pequenas e médias empresas, pois elas têm o poder de criar os clusters”, afirma ele.

“Goiás, por exemplo, tem uma série de pequenos produtores de artesanato e semijóias e a prefeitura tem o papel – juntando essas pessoas no comércio local – de organizar um grupo no mercado local, e uma massa tem o poder de dividir custos e aumentar resultados. O processo exportador descentralizado de Brasília e estruturado em pequenas cidades é capaz de transformar o cenário econômico tanto das cidades quanto em nível nacional”, conclui Carlo Barbieri. 

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?