EB-5 Direto
Pouco temos ouvido falar sobre este tipo de visto, que representa uma excelente alternativa para aqueles que queiram obter o “green card”, através do EB-5, mas gostariam de usar os seus recursos para desenvolver uma atividade nos EUA que lhe assegure um rendimento que permita-lhe viver com os resultados da aplicação em dólar.
A principal razão deste desconhecimento está no fato que o EB-5 tem sido ofertado em vários países, pelos próprios desenvolvedores dos projetos, juntamente com os Centros Regionais que hospedam o projeto.
Evidentemente estão promovendo o SEU projeto.
Os vendedores estão buscando, como é natural a SUA COMISSAO.
Os recursos ficarão nas mãos e administrados pelas empresas que desenvolvem o projeto.
O que é certo, normal e geralmente seguro.
É também uma maneira de transferir à empresa a responsabilidade do sucesso do empreendimento e a geração dos empregos para que no final o “green card” tenha seu condicionante retirado.
Há porem outras situações em que o investidor é também empreendedor, e quer arcar com a responsabilidade e os custos sozinho, ou com um grupo de sócios ou amigos.
As regras básicas são as mesmas:
• O valor atual o investimento mínimo por investidor deve ser de $500,000 (em áreas tidas como TEAs);
• O investimento deve gerar pelo menos 10 empregos diretos para cada investidor poder receber o “green card”;
• O investidor não pode ter problemas com a justiça em qualquer lugar, principalmente em seu país de origem;
• Deve comprovar de que tem rendimentos independentes do EB-5 para viver.
Vários pontos devem ser considerados como desafios neste tipo de projeto:
• A investidor só poderá gerir diretamente o negócio após a aprovação de seu visto, até então terá que atuar por interposta pessoa;
• O custo do projeto será de responsabilidade direta do/s investidor/es e não diluído em dezenas ou centenas de investidores;
• A não geração dos empregos ou insucesso do projeto podem acarretar a perda do visto.
A experiencia tem mostrado de que os empreendimentos têm tido ótimos resultados e não conhecemos precedentes de casos de insucesso.
Por outro lado, nada contra os projetos organizados pelo Centros Regionais que oferece ao investidor outras vantagens tais como:
Total responsabilidade na gestão;
Responsabilidade na geração dos empregos;
Assistência ao investidor;
Histórico de sucesso de seus gestores
Etc..
Mas, vale ao investidor ter sempre em conta, que, entre as mais de 60 opções de vistos de imigração e diversas modalidades do EB-5, o EB-5 direto pode e deve ser levado em consideração.