Matéria publicada na Magazine Discover Florida por Carlo Barbieri CEO do Grupo Oxford
Abrir o seu negócio num país como os EUA, ou comprar uma empresa para efeito de imigração, implicam, necessariamente, em um adequado estudo e planejamento.
A maior segurança de que não vai dar certo está em não se preparar para esta entrada, da mesma maneira, que a confiança no sucesso está num preparo anterior.
Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado, que alguns entendem como desnecessária, mostra, em geral, uma arrogância e falta de humildade do empreendedor.
Primeiramente porque nos EUA TUDO é diferente. A famosa pesquisa Mickey Mouse, dos que pensam conhecer os EUA porque viajam frequentemente em férias ou vão a Disney, é um grande equívoco.
Em segundo lugar, achar que estarão inventando a roda nos negócios e que nenhum americano pensou neste produto e serviço, também demonstra presunção e vaidade.
Para evitar estes erros, tem que ser feita uma pesquisa do que existe, quem comercializa este produto ou serviço e de que forma.
Saber o que o mercado está buscando, quanto está disposto a pagar e de que forma, saber qual o tamanho deste mercado a forma de entrada são respostas que não saem de uma pesquisa feita de uma escrivaninha, contando apenas com a ferramenta de busca na internet.
Análise dos seus pontos fracos, fortes, riscos e vantagens
A famosa e não superada análise SWAT que segue a esta pesquisa, vão demonstrar os pontos a fracos a serem corrigidos e os fortes a serem melhor aproveitados. Saber os riscos do mercado as oportunidades existentes, vão ser extremamente úteis para chegarmos a terceiro e mais importante item, mesmo sendo um dos menos onerosos:
Planejamento estratégico
Como poder-se-á fazer um plano de negócios sem os dados anteriores?
Somente com eles é que o famoso “Business Plan” poderá realmente contribuir, como fator essencial de sucesso no projeto.
Nele, o investidor saberá quando chegará a ter o empreendimento autossustentado. Quanto de capital vai precisar dispor ou, quanto terá que buscar de recursos para levar seu projeto ao ponto de equilíbrio.
Qual a estratégia de marketing que adotará? Que força humana precisará dispor, com que parceiros precisará contar, que parcerias deverá estabelecer.
Legislação
Adicionalmente, precisa estar com pleno conhecimento das legislações envolvidas e ter quem elabore seus documentos.
Qual as implicações tributárias. Onde localizar o seu ponto principal de receita, são perguntas a serem respondidas com antecedência.
Perspectivas de sucesso
Todo este planejamento anterior, de forma alguma se trata de um gasto e sim de um investimento que trará como consequência uma segurança com relação aos negócios e uma direção a ser seguida para alcançar o sucesso.
Pode ate ser, e acontece com frequência, que a pessoa ou empresa não estão ainda preparados para entrar no mercado e isto ficará claro no estudo.
Melhor parar e se preparar do que se aventurar.