Washington, D.C., 29 de junho de 2021: O programa do Centro Regional EB-5 pausou em 30 de junho de 2021  porque o Congresso dos EUA e o Presidente não aprovaram uma extensão do programa antes dessa data.

1. Caminho para a extensão do Programa centro regional EB-5

O Senado dos EUA está agora de férias (chamado de “recesso”) de 25 de junho de 2021  a 9 de julho de 2021. O Senado dos EUA retorna em meados de julho e depois trabalha até 9 de agosto de 2021. Em seguida, o Senado volta a entrar em recesso até 10 de setembro de 2021. Assim, há poucas semanas durante julho e agosto de 2021 para que o Senado dos EUA aprove um projeto de lei para estender o programa do Centro Regional EB-5.

Em termos de legislação, o Senado dos EUA votou um projeto de lei independente EB-5 (S.831 patrocinado pelos senadores Grassley e Leahy) para estender o programa EB-5 antes do recesso de 25 de junho de 2021.  O S.831 não foi aprovado. A versão do S.831 que foi realmente votada pelo Senado propôs uma prorrogação de 2,5 anos do programa do Centro Regional EB-5. Não foi apoiado pelo líder da maioria no Senado dos EUA, senador Schumer. Assim, foi proposta por meio de uma medida que exigia a aprovação unânime de todos os 100 senadores. O Senador Graham emitiu o primeiro voto contra a S.831, que condenou seu destino.

Portanto, não há um caminho claro para a S.831, como está escrito atualmente. As razões para isso são porque (1) cria uma supervisão regulatória significativa do USCIS sobre centros regionais e agentes de vendas estrangeiros, e (2) não lida com problemas-chave no programa, incluindo listas de espera.

É provável que a renovação do Programa EB-5 ocorra anexando uma extensão “limpa” do Programa EB-5 (sem alterações do programa atual) ao projeto de lei de infraestrutura ou a uma Resolução Orçamentária Contínua necessária para manter o governo federal dos EUA financiado e funcionando. É improvável que o S.831 ou qualquer outro projeto de lei independente sobre o programa EB-5 seja aprovado devido a questões políticas internas relacionadas à política de imigração nos EUA.

Ao mesmo tempo, há apoio no Congresso dos EUA para o Programa EB-5. Senador Schumer, Senador Cornyn, Graham, Leahy e Grassley estão todos registrados como apoio ao programa EB-5. A questão é que eles não concordaram com a melhor forma de reformar o programa. Assim, a probabilidade do programa EB-5 não ser renovado é baixa.

O caminho a seguir tem, portanto, duas partes: (1) lapso no programa do Centro Regional EB-5 e (2) nova legislação.

2. Impacto do Lapso do Programa centro regional EB-5

Em uma base de curto prazo, o programa do Centro Regional EB-5 caiu dia 30 de junho de 2021  até a data em que o Congresso dos EUA e o presidente dos EUA aprovarem uma nova legislação que prorroge o programa.

(i) Duração esperada do lapso

Espera-se que o lapso dure pelo menos 2-3 semanas e possivelmente até outubro de 2021 – que é quando as Resoluções Orçamentárias Contínuas devem  ser aprovadas pelo Congresso dos EUA e assinadas pelo presidente dos EUA.

(ii) Novas Petições I-526 baseadas em investimentos em centros regionais

Durante o lapso, o USCIS provavelmente: (a) continuará a aceitar novas petições de visto I-526 baseadas no Centro Regional apresentadas sob as regulamentações que estavam em vigor antes de 21 de novembro de 2019; b Realizar tais petições de visto sem emitir avisos de recebimento ou cobrar as taxas de arquivamento do USCIS (referidas como “segurando em suspenso”). A expectativa do USCIS é que o Congresso dos EUA e o Presidente dos EUA concordem, a curto prazo, em estender o programa do Centro Regional EB-5. Li relatórios que o Senador Schumer, líder da maioria do Senado dos EUA, enviou ao USCIS uma carta afirmando que o USCIS deve trabalhar no pressuposto de que o programa do Centro Regional EB-5 será renovado.

Novas petições I-526 baseadas no Centro Regional realizadas em abeyance estarão em um local complicado. Teremos confirmação de entrega da FedEx de que o pacote I-526 foi entregue no USCIS Lock Box, e depois nada mais. Isso pode durar semanas. Mais uma vez, quando o USCIS realiza uma nova petição em abeyance, o USCIS não faz nada com o caso (sem taxas cobradas; sem avisos de recebimento emitidos).

Se o USCIS não utilizar a política de abeyance, então novas petições I-526 baseadas em investimentos de centros regionais apresentadas durante o lapso do programa serão rejeitadas e enviadas de volta ao peticionário, não abertas e não processadas.

(iii) Pendências I-526 Petições Baseadas em Investimentos em Centros Regionais

Durante o lapso do programa do Centro Regional EB-5, o USCIS provavelmente continuará processando petições de visto I-526 pendentes, mas não emitirá aprovações ou pedidos de evidências (RFE’s) para petições I-526 baseadas no Centro Regional.

(iv) Entrevistas do Consulado dos EUA para petições I-526 baseadas em investimentos em centros regionais

É provável que os consulados dos EUA adiem as entrevistas de vistos EB-5 com base nos investimentos do Centro Regional durante o lapso. Os investidores devem estar preparados para essa possibilidade. Até agora, o Departamento de Estado dos EUA não emitiu tal aviso (seja geralmente ou individual para qualquer um de nossos clientes). No entanto, foi o que aconteceu na última vez que o programa do Centro Regional EB-5 foi encerrado durante o fechamento do governo federal em dezembro de 2018 e janeiro de 2019. A questão não é a disponibilidade de vistos tanto quanto as metodologias estatísticas de criação de empregos essenciais ao programa do Centro Regional EB-5, e que não existem no programa EB-5 Direto.

(v) Aplicações de ajuste de status dos EUA para petições I-526 baseadas em investimentos em centros regionais

É provável que o USCIS continue processe os pedidos de ajuste de status do I-485 durante o lapso, mas  não emitirá entrevistas de Ajuste de Status ou RFE’s, podendo haver atrasos na renovação das licenças de viagem I-131 e autorizações temporárias de trabalho I-765.

(vi) Novas Petições I-526 baseadas em investimentos diretos eb-5

Durante o lapso, o USCIS continuará processando petições Direct EB-5 normalmente e sem interrupção. O USCIS continuará a aceitar novas petições Diretas EB-5 com base nos regulamentos antigos antes de 21 de novembro de 2019. O USCIS continuará processando as petições EB-5 I-526 diretas normalmente, incluindo a emissão de aprovações ou rfe’s. O USCIS também continuará processando aplicativos I-485 para ajuste de status com base em investimentos direct EB-5.

Finalmente, o Departamento de Estado dos EUA e os consulados dos EUA também continuarão a processar petições pendentes ou novas EB-5 baseadas em investimentos diretos de EB-5 em postos consulares dos EUA em todo o mundo.

(vii) Petições I-829 para investimentos de centros regionais e investimentos diretos EB-5

Com base em declarações anteriores do USCIS, esperamos que o USCIS continue processando petições I-829 sem interrupção durante o lapso do programa do Centro Regional EB-5. Isso se aplica tanto às petições EB-5 do Centro Regional quanto às petições Diretas EB-5. Assim, o USCIS continuará a emitir aprovações ou rfe’s relativos às petições I-829 durante o lapso. Novas petições I-829 podem ser devidamente arquivadas durante o lapso e serão processadas pelo USCIS, incluindo a emissão de avisos de recebimento e taxas de cobrança. Eles não serão mantidos em suspenso.

(viii) O que acontece se o Programa de Centro Regional EB-5 não for renovado?

Nesta situação muito extrema, o USCIS será forçado a emitir RFE’s para quaisquer casos I-526s ou I-485 ou Consulado dos EUA que ainda não tenham sido aprovados para residência permanente condicional relativa aos requisitos de criação de emprego do programa EB-5. A questão serão as metodologias estatísticas de criação de empregos essenciais ao programa centro regional EB-5, e que não existem no programa EB-5 Direto. Estas RFE acabarão levando à negação de quase todas as petições pendentes da I-526 que não foram aprovadas antes do lapso. Mais uma vez, é improvável que essa situação muito extrema ocorra.

3. Nova Legislação

É provável que o Congresso dos EUA prorrogue o programa do Centro Regional EB-5 sem alterações através do projeto de lei de infraestrutura ou de uma Resolução Orçamentária Contínua. Isso deve ocorrer no máximo até outubro de 2021.

Como dito acima, é muito improvável que um projeto de lei EB-5 autônomo passe no Senado dos EUA. Isso foi demonstrado pela não aprovação da S.831 em 24 de junho de 2021. Os senadores Grassley e Leahy provavelmente continuarão a insistir em algo semelhante ao  S.831 no futuro. No entanto, sob a liderança do Senado do senador Schumer, é provável que eles sejam instruídos claramente a “fazer um acordo” com senadores que não concordam com sua visão se quiserem ter sucesso em suas reformas. Suspeito, de fato, que eles já foram orientados a “fazer um acordo” em janeiro de 2021 (quando o senador Schumer assumiu a maioria do Senado) e se recusou a fazer concessões significativas a opiniões opostas.

Os senadores Grassley e Leahy mantêm algum poder de barganha e não devem ser descontados. Seu principal poder de barganha é sua potencial oposição à renovação do programa EB-5. No caso do Senador Grassley, isso sempre foi algo que ele deixa muito claro. É por isso que é provável que uma renovação do programa EB-5 passe pela aprovação de um projeto de lei muito importante,  como investimento em infraestrutura ou uma Resolução Orçamentária Continuada. Tais projetos de lei são referidos como legislação “deve aprovar”, que exige que os senadores votem a favor do projeto, mesmo que contenha alguns projetos de lei menores que não sejam do seu agrado, como a prorrogação do programa do Centro Regional EB-5 sem alterações.

4. Novos Regulamentos

O potencial para novos Regulamentos EB-5 é muito real. No entanto, levará muitos meses para tomar forma. O USCIS está atualmente sem seu novo Diretor. Espera-se que a nomeação do novo diretor seja finalmente aprovada pelo Senado dos EUA em julho de 2021. Duvido muito que novas regulamentações sejam iniciadas até que o novo diretor do USCIS seja confirmado pelo Senado dos EUA.

Além disso, o novo regulamento EB-5 será adiado até que a renovação do programa do Centro Regional EB-5 seja confirmada. Isso pode levar até outubro de 2021. Assim, minha estimativa é que uma nova iniciativa regulatória para os Centros Regionais EB-5 não comece até – no mínimo – outubro de 2021 e possa levar a maior parte de 2022 para ser concluída.

Finalmente, em relação ao litígio EB-5, é provável que o lapso do programa do Centro Regional EB-5 faça com que o Departamento de Segurança Interna espere até o último minuto para apresentar um recurso da decisão do tribunal federal no Centro Regional de Behring v. Wolf de 23 de junho de 2021. Sem um programa do Centro Regional, o apelo é provavelmente discutível. No entanto, é provável que o Departamento de Segurança Interna apelará apenas para preservar seu direito de apelação.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?