As infecções por Covid subiram para níveis inesperados nas últimas semanas por causa da variante Omicron. Os detalhes da variante Omicron estão se tornando mais claros, e eles são encorajadores.

Mas, como as primeiras evidências sugerirem, essa variante está causando doenças mais brandas, pelo menos por enquanto.

Uma grande queda na proporção de casos detectados que terminam enternados em hospitais é um bom sinal disso. O indice de internação da Omicron é cinco vezes menor do que era há um ano, para outras variante do vírus.

Isso é, em grande parte, segundo é dito.  graças a uma enorme quantidade de imunidade que se acumulou em toda a população, seja através da vacinação ou infecção.

E com melhores tratamentos para aqueles que adoecem, de uma forma ou de outra todos estão menos em risco até certo ponto do que estavam anteriormente.

Há pelo menos três maneiras principais que o Omicron parece substancialmente mais suave do que outras versões do vírus:

1. Menos internação

Alguém infectado com Omicron é menos provável que precise de tratamento hospitalar do que alguém infectado com uma versão anterior de Covid.

Uma análise de pacientes em Houston, por exemplo, descobriu que os pacientes com Omicron tinham apenas cerca de um terço da probabilidade de precisar de hospitalização como pacientes com a variante Delta. Na Grã-Bretanha, as pessoas com Omicron tinham cerca de metade da probabilidade de precisar de cuidados hospitalares, informou o governo.

2. Internação mais leve

Omicron não é apenas menos provável de enviar alguém para o hospital. Mesmo entre as pessoas que precisam de cuidados hospitalares, os sintomas são mais leves em média do que entre as pessoas que foram hospitalizadas em ondas anteriores.

Uma razão crucial parece ser que Omicron não ataca os pulmões como versões anteriores de Covid. Omicron, em vez disso, tende a ser focado no  nariz e garganta, fazendo com que menos pacientes tenham problemas respiratórios ou precisem de um ventilador.

Como o Dr. Rahul Sharma de NewYork-Presbyterian/Weill Cornell disse ao The Times: “Não estamos enviando tantos pacientes para a UTI, não estamos entubando tantos pacientes, e na verdade, a maioria dos nossos pacientes que estão vindo para o departamento de emergência que fazem o teste positivo estão realmente sendo liberados.”

3. Mortes

Nos EUA, as tendências de mortalidade normalmente seguem tendências de casos em cerca de três semanas — o que significa que o surto de Omicron, que começou há mais de um mês, deve ser visível nas contagens de óbitos. Ainda não é:

Mas, é improvável que o aumento das mortes seja tão grande quanto o aumento no verão passado, durante a onda Delta.

4- Consequências:

Pelos dados disponíveis a variante Omicron veio a oferecer uma solução natural à pandemia criada pelo vírus que se iniciou em Wuhan , na China.

Sua capacidade de contágio é extraordinária mas, sua taxa de mortalidade ínfima.

Representa um duro golpe a indústria farmacêutica, pois não pode ser argumentado da necessidade de vacinas preventivas assim como na linha política que apregoa nos lockdow (fechamento total) das cidades e países.

Aparentemente, é uma solução natural, para aquilo que nem a ciência o judiciário (no caso do Brasil) e os políticos conseguiram resolver

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Aquila Oxford Group
FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS CONSULTORES!