A proposta do presidente Biden, consignada no US Citizenship Act od 2021, seguramente a mais abrangente forma de regularização de estrangeiros que já se teve na historia dos EUA, independentemente de seus aspectos políticos, merecem algumas considerações do ponto de vista econômico. Vejamos alguns tópicos:

Retenção de recursos nos EUA:

Atualmente, praticamente os recursos ganhos nos EUA, pelos indocumentados, são remetidos a seus países de origem seja para ajuda a seus entes queridos, seja para deixar uma poupança disponível no caso de uma deportação.

Com a segurança de permanecerem nos EUA, uma boa parcela destes bilhões de dólares que hoje enviados para fora ficarão no país;

Imóveis

Com a insegurança dos indocumentados, os indocumentados preferem viver em imóveis locados e, se possível,  aglomerados,  para poderem poupar mais e enviar mais para fora. Com a regularização, vão buscar o sonho da casa própria, serão milhões de residências a serem adquiridas, com um forte incentivo a novas construções e demanda por crédito imobiliário.

Gerando empregos e ativação no sistema financeiro;

Poupança.

Além do impacto na área de mortgage, teremos a pequena poupança estimulada com uma enorme geração de recursos que serão disponibilizados em todo o sistema financeiro nacional.

Segurança Social

Serão mais de 10 milhões de novos contribuintes para o combalido sistema previdenciário que receberá um novo sopro de valores em suas combalidas contas.

Consumo:

Com a segurança de permanência, os indocumentados de hoje, passarão a adquirir atem de casas, uma infinidade de bens duráveis, desde eletrodomésticos até automóveis, criando uma demanda enorme, hoje não existente, ativando a economia, que é representada em mais de 70% de serviços;

Custo da mão de obra e inflação:

Hoje temos cerca de 10 milhões de documentados sem emprego, com a entrada de outro contingente de volume equivalente, deverá, inicialmente, haver um aumento na oferta de mão de obra regular, com uma natural limitação nos custos da mesma, evitando que, com o crescimento esperado de mais de 5% do PIB, previsto para este ano (no último trimestre de 2020 já o crescimento foi de mais de 4%), venha haver um risco inflacionário.

Economia em agentes de segurança e imigração

Com a regularização dos indocumentados haverá menos demanda de serviços no controle dos indocumentados, podendo, esta enorme quantidade de recursos e pessoal, ser canalizada para combate das quadrilhas de criminosos que estão dominando, como verdadeiras máfias os indocumentados, e aumentando a segurança interna

Desenvolvimento científico

Hoje uma grande parte da necessidade de técnicos e cientistas para as big tecs é abastecida por contração destes cientistas de outros países, com a regularização dos dreamers e um adequado estímulo a preparação destas novas inteligências no país, poderá os EUA a médio prazo não só se abastecer das inteligências que necessita e até mesmo se tornar um “exportador” de inteligências, pois os novos cidadãos já vem com o desejo de carreira e sucesso e com menos vocação mais voltada as ciências sociais.

Advogados:

Com esta nova oportunidade, malhares de advogados de imigração, que ficaram meio a míngua, nos anos anteriores terão um tal volume de trabalho que além de altos ganhos gerarão novos e bem pagos empregos.

Privatização da solução:

Indubitavelmente o serviço de imigração, que já não atende a suas necessidades atuais em termos de mão de obra, ficaria assoberbado com a abrupta entrada de milhões de novos casos, o que traria não apenas uma frustação para os que estarão buscando sua regularização, mas para a nação como um todo. A melhor solução será a privatização, através da transferência da análise  dos documentos dos indocumentados para os próprios escritórios de advocacia, que seriam responsáveis por toda a sua preparação e confirmação, como foi feita na anistia anterior, só que de forma mais rápida e com os recursos da eletrônica, hoje disponíveis, ficando apenas para o Governo a questão de verificação de questões de segurança dos peticionários quanto a parte criminal e de segurança.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá,
Como posso ajudá-lo?