O plano de ação é o step em que você contabiliza operações de negócios que não foram cobertas nos planos de marketing e vendas do seu business plan. Os planos de marketing e vendas explicitam os passos que seu negócio tomará para alcançar suas metas financeiras e de vendas. O plano de ação explica como você vai operar e gerenciar seu negócio. Ele também aborda as atividades de back office que não se relacionam diretamente com a prestação de bens ou serviços aos clientes. Estes incluem atividades como:
- Contratação e gestão de funcionários.
- Identificação de localização adequada (física ou digital)
- Planejamento logístico
- Orientação das principais questões jurídicas (por advogado especialista)
- Estrutura de tecnologia operacional
Planejamento para contratação de profissionais
Um plano estratégico de recrutamento não é apenas importante para o preenchimento de vagas de emprego, mas também porque decisões de recrutamento ruins podem ser caras. Os 8 principais steps são:
- Defina seus objetivos.
- Prever necessidades futuras de contratação.
- Fique claro sobre o tipo de candidatos que você quer atrair.
- Revisite sua proposta de valor de funcionário.
- Desenvolva sua estratégia de procura.
- Refine seu processo seletivo.
- Projete um processo de onboarding que ajude candidatos atingir o sucesso.
- Identifique ferramentas que possam ajudar.
Identificação de localização adequada (física ou digital)
O local que você escolhe para o seu negócio é uma decisão monumental que precisa ser cuidadosamente considerada.
Preço e aquisição de um empréstimo são, sem dúvida, aspectos importantes para encontrar o local certo para o seu negócio.
Fator no que os concorrentes e outros negócios estão por perto antes de tomar uma decisão final é também crucial. Perguntas que sempre se devem levar em conta quanto na identificacão da localização de seu negócio são:
- Qual a importância da localização do seu negócio?
- Sua empresa receberá remessas contínuas de mercadorias?
- Você vai realizar reuniões em seu negócios?
- Você, seus clientes ou funcionários precisam de estacionamento privado?
- Quem verá e interagirá com sua localização?
Planejamento Logístico
O objetivo do planejamento logístico é garantir que os serviços logísticos sejam estendidos à sua empresa ou clientes a níveis de serviço suficientes, ao menor ou mais eficiente custo. Por extensão, o serviço de planejamento logístico é um tipo particular de gestão logística frequentemente oferecido por empresas de logística de terceiros (3PLs) e consultores. Envolve garantir que seu plano de negócios permaneça viável, organizando uma interseção de todas as suas necessidades logísticas, além de criar um plano abrangente que o gerente de logística possa seguir na prática.
Essas necessidades logísticas envolvem garantir que todos os seus recursos sejam:
- De qualidade aceitável para produzir os produtos finais que você pretende.
- Nas quantidades corretas, nem muito nem muito pouco, para evitar tanto a flutuação do preço de oferta quanto os custos excessivos de armazenamento.
- Originado adequadamente, tanto em termos de confiabilidade, transparência e risco para a opinião pública.
- No lugar certo, onde eles podem ser usados pelo seu negócio.
- No momento certo, permitindo um modelo mais enxuto e de baixo armazenamento, evitando atrasos e escassez.
- E pelo preço certo, em termos de preços mais eficazes e eficientes, que nem sempre é o menor.
Orientação das principais questões jurídicas (por advogado especialista)
As razões mais comuns para precisar de um advogado são:
- Navegando nas muitas formas e exigências de documentos legais, como documentos de incorporação, que estão envolvidos.
- Garantia de que o novo negócio está sendo feito corretamente.
- Permitindo que você se concentre em outros aspectos do negócio para que você não tenha que gastar tempo aprendendo os processos legais.
- Suporte com tarefas específicas como marcar seu nome, revisar documentos de locação, discutir possíveis estruturas legais e preparar formulários de incorporação.
Estrutura de Tecnologia Operacional
Uma organização e sua tecnologia precisam de estrutura. Assim como suas redes e sistemas de tecnologia da informação têm uma arquitetura, a própria organização também tem. As empresas se organizam para alcançar melhor seus objetivos e cumprir todas as suas tarefas necessárias. Para garantir que uma estrutura organizacional seja realmente viável, ela tem que levar em conta as operações, infraestrutura e funções tecnologicamente relacionadas.
Empresas que empregam múltiplos e sofisticados sistemas de computadores e tecnologia muitas vezes acham necessário estruturar sua equipe de TI em especialidades. Um sistema pode exigir programação especial e suporte que só algumas pessoas conhecem. Outros que são vitais para a segurança – como servidores da empresa de comunicações e switches – podem exigir monitoramento 24 horas por pessoas treinadas. As estruturas organizacionais devem levar em conta essas necessidades e delinear como a organização está lidando com elas.