O Museu do Índio, fincado à rua Duque de Caxias, 296, Centro, ao lado do Patronato Santa Terezinha, abre suas portas no próximo dia 27, no horário das 8h às 16h30, para uma ação inédita em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta data. A programação, gratuita, em parceria com a ManausCult, terá exposição fotográfica, oficinas, e uma sala de massagem exclusiva para os visitantes relaxarem.Essa é a primeira vez que o Museu realiza um evento desse porte em sua nova fase, buscando ser referência em espaço cultural na cidade, sob a batuta do jovem jornalista Netto Santos. Para quem ainda não sabe, o Museu do Índio de Manaus é o maior e mais amplo museu da história indígena no Brasil. A coleção tem em seu acervo cerca de três milhares de peças produzidas por tribos da Amazônia. Entre os objetos encontram-se utensílios domésticos, armas, adornos e instrumentos musicais. Vale a pena uma visita!

Obra de Clarice Lispector é encenada em Manaus

O Teatro Américo Alvarez, situado na rua Ramos Ferreira, 1512, Centro, será palco, nos próximos dias 22 e 29, da apresentação do solo performático “Búfalo”, da atriz e diretora Viviane Palandi. O espetáculo é uma adaptação do conto “O Búfalo”, do livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector. O solo conta a história de uma mulher que vai ao Jardim Zoológico em busca de aprender com os bichos como odiar. Em uma viagem epifânica, ela encontra em cada um dos animais, a cumplicidade para se expor às dores do medo, da solidão, da alegria e, ainda, caminhos para expor sua fragilidade. Ao deixar ser tocada pelo misto de suas emoções, ela se rende ao delírio de ser quem é. O espetáculo começa às 19h e tem classificação de 16 anos. Ingressos à venda na bilheteria do teatro. Fica a dica!

“As Canções do Rei” no TA

Zezinho Corrêa apresenta-se neste sábado (22), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, em grande espetáculo interpretando as grandes obras da música popular brasileira composta por Roberto Carlos “As Canções do Rei” terá a participação da Orquestra de Câmara de Amazonas, regida especialmente pelo maestro Luiz Fernando Malheiro. O show ganhou um brilho extra, com a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas, por propiciar o encontro entre a música erudita e a popular. Os sucessos de Roberto Carlos serão apresentadas, também, com arranjos clássicos e suas obras ganharam novos arranjos. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas. Outra opção para comprar os passaportes é pelo site www.aloingressos.com.br, ou nos pontos de vendas da Alô Ingressos no Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Sumaúma Shopping e Shopping Via Norte, nestes pontos serão cobrado a taxa de serviço de R$ 5.

Rodas da Cidadania

O presidente da Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas (CGL/AM), Victor Cipriano, foi convidado para compor, na próxima sexta-feira (21), a mesa de debates da ação “Rodas da Cidadania”, uma iniciativa da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O seminário será realizado às 8h30 no auditório do TCE. Na ocasião, os participantes, entre eles membros da sociedade civil e universitários, terão a oportunidade de debater sobre os procedimentos licitatórios do Estado. A ação “Rodas da Cidadania” é uma iniciativa promovida pela Ouvidoria do Tribunal de Contas como complemento do Programa de Formação de Agentes de Controle Social (Profac), coordenado pela Escola de Conta Públicas do TCE.

Saúde Bucal

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) estiveram reunidos com o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Hugo Seffair, para discutir a programação da Semana da Saúde Bucal, que acontecerá de 25 a 31 de outubro. Na ocasião, os participantes do encontro colocaram em pauta as atividades que serão desenvolvidas durante o evento como seminários, palestras e ações sociais.

Dragões à Vista

Criaturas das mais emblemáticas, os dragões, já estão a caminho de Manaus para uma temporada gratuita no shopping Manaus ViaNorte. As figuras, algumas com até cinco metros de altura e oito de comprimento, com movimentos nas asas, caudas e soltando fumaça pela boca vão ficar em exposição no empreendimento da Zona Norte. É só aguardar para ver de perto e curtir esses seres mitológicos protagonistas de uma infinidade de sucessos da indústria cinematográfica mundial como: “Coração de Dragão”, “Como Treinar seu Dragão”, “Meu Amigo o Dragão”, “Caçadores de Dragões” e Game Of Thrones”, entre outros

Carlo Barbieri em Manaus

O CEO da Oxford Group, maior empresa de consultoria brasileira nos Estados Unidos, Carlo Barbieri, estará em Manaus nesta quinta-feira (20), para comandar seminário reunindo especialistas em investimentos no país americano. Além dele mesmo, os palestrantes do evento, que ocorrerá no auditório da Fieam, às 17h, serão: Kevin Wright, especialista em visto americano pelo programa EB-5 e Aaron Schock, deputado americano que tem forte atuação em projetos EB-5, no Congresso Americano. O evento é uma promoção da Oxford Group e da Associação PanAmazônia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail infopanamazonia@gmail.com.

Orientação vocacional

Mais de 30 mil jovens em busca de orientação vocacional participarão, na próxima semana, da nona edição da Feira Norte do Estudante (FNE), o maior evento da região voltado para a integração profissional de estudantes ao mercado de trabalho. Os dados são da organização do evento e baseados no público do ano passado. A feira representa a chance de entrar em contato direto com àquela profissão que parece atraente. Estudantes indecisos poderão consultar profissionais de diversas áreas para saber como é o dia a dia de trabalho, quanto se ganha, como se especializar e outras questões relevantes na hora de escolher a carreira ideal. A programação ocorrerá entre os dias 26 e 28, no Manaus Plaza Centro de Convenções, com entrada gratuita. Para participar, basta se inscrever no site: www.feiranortedoestudante.com.br.

“Ajudar é Massa!
Em comemoração ao seu aniversário de três anos, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) promove no próximo dia 17, o jantar beneficente “Ajudar é Massa”, no Clube do Trabalhador, localizado na Alameda Cosme Ferreira, no Coroado. Quem assina o bufê de massas é o chef Tony Cavalli, um dos mais renomados da capital. A renda arrecadada será revertida para a manutenção dos projetos do abrigo, que atua no acolhimento e assistência de adolescentes grávidas e crianças em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude. Os cantores David Assayag e Breno Marx, são as atrações da noite. Ingressos no valor de R$ 50 e podem ser adquiridos pelos telefones (92) 3302-6282 e 99326-6222.

Prenuncio de Sucesso

A 4ª edição da corrida “Pátio Run” está movimentando atletas amadores e profissionais da cidade, que praticam essa modalidade esportiva. Diversos grupos já confirmaram presença na corrida, que acontece neste domingo (23), com percursos de 5 km e 10 km. A largada será às 7h. O evento é promovido pelo supermercado Pátio Gourmet e o objetivo é chamar a atenção para a importância da atividade física para a saúde e bem-estar da população. Os atletas inscritos devem retirar seus kits nesta sexta-feira (21) e sábado (22), das 14h às 21h, no Pátio Gourmet, na avenida Djalma Batista. Para receberem os kits, os corredores devem apresentar documento de identidade e recibo de inscrição original.

Novo Chefe
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, tem novo titular. Em cerimônia realizada na sede do MEC nesta terça-feira, 18, o ministro da Educação, Rossieli Soares, deu posse a Júlio César Meireles de Freitas como chefe da área. Ele é pedagogo e professor da rede estadual do Amazonas, possui mestrado em gestão e avaliação da educação pública e especializações em gestão escolar, supervisão escolar e psicopedagogia

BDay

Sihame Cruz e Silva, Sidney de Aguiar Corrêa, Marlene Ituassu, Rodrigo Pacheco de Araújo, Izabel Célia da Silva (em Fortaleza-CE), Abdala Fraxe e Fante Melo, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora,vamos às devidas celebrações!