O sucesso na internacionalização de sua empresa ou seu negócio depende de muitos fatores críticos e o mais importante, inicialmente, é uma séria e profunda pesquisa de mercado. Não a pesquisa feita durante uma, ou várias viagens de turismo ou a Disney, a famosa pesquisa “Mickey Mouse”, mas, uma análise detalhada de todos os fatores que envolvem este desafio.

O pré-requisito de sucesso está neste estudo é imparcial, não emocional e profundamente profissional. Grande parte dos dados que podem orientar empresas sobre o planejamento bem-sucedido da internacionalização, vem da pesquisa de mercado.

Esse processo de pesquisa é importante para as empresas, pois deverá fornecer muitas informações sobre o mercado, concorrentes e consumidores. As empresas dependem de pesquisas de mercado para ajudá-los de forma eficaz e eficiente a vender seus produtos ou serviços de forma bem-sucedida e rentável.

Sem uma boa e profunda pesquisa não pode ser feito um planejamento estratégico de entrada, de sucesso.

As empresas que desejam entrar em novos mercados em diferentes países devem ser bastante minuciosas ao fazer pesquisas sobre mercados no país onde pretende entrar, porque você tem que determinar seus objetivos e potenciais armadilhas para eliminar, inclusive,  o risco de cometer erros culturais.

É muito importante a validação do seu produto para um mercado novo. É essencial preparar uma análise de segmentação de mercado para determinar se e como,  o seu produto será vendido no mercado-alvo.

Adicionalmente, uma análise SWOT avalia a empresa olhando para suas forças e fraquezas, levando em consideração os fatores internos e externos da organização (ou seja, tanto da relação da empresa com o mercado doméstico, quanto das ameaças e oportunidades que ela encontrará no mercado externo) e esta análise sucede `pesquisa de mercado

Durante a análise do seu produto no país onde há potencial de crescimento para seu negócio, não esqueça de avaliar a situação do novo mercado, suas características, sua cultura, pois dependendo das diferenças culturais e costumes, isso afetará na sua estrutura de custo, por exemplo embalagem específica de um produto físico. As diferenças, as oportunidades e barreiras que você pode encontrar,  ajuda que poderá obter dos governos, parcerias, instalação ou não de base física, criação de parque industrial ou contratação de serviços em empresa já estabelecida usando suas horas ociosas e, assim sucessivamente. .

 É essencial também verificar se já existem empresas no país que oferecem os serviços ou produtos semelhantes à sua organização, até mesmo pela qual podem surgir oportunidades de parceria com empresas já estabelecidas. É importante criar um ecossistema de apoio de produtos e serviços complementares, que podem vir por meio de relacionamentos de terceiros. Isso pode dar ao negócio uma boa vantagem competitiva.

Portanto, seja para decidir por seguir com o processo de internacionalização quanto para definir a estratégia, a regra inicial é: faça uma pesquisa de mercado. Nessa avaliação, é primordial verificar o quanto precisa ser investido e se existe caixa para suportar os gastos com esse investimento, ou deverá ter já estudado outras formas de dispor do capital necessário, mesmo que seja uma necessidade a longo prazo.

Reconhecida como a maior empresa de consultoria para empresários brasileiros nos Estados Unidos, o Oxford Group possui 49 anos de experiência, dos quais, 32 anos no país.

Desenvolvemos projetos customizados para cada cliente para a adaptação de seus negócios em solo americano, fazendo com que a sua conquista seja a mais positiva possível e que, com isso, o investimento seja melhor direcionado trazendo um melhor resultado.

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Aquila Oxford Group
FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS CONSULTORES!